Botafogo

Relembre as últimas passagens de Tiago Nunes, novo técnico do Botafogo

Tiago Nunes chega para assumir o Botafogo na reta final do Brasileirão

Tiago Nunes chega para assumir o Botafogo em reta final de Brasileirão

FOTO: DIVULGAÇÃO/SPORTING CRISTAL

Tiago Nunes desembarcou no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (13), já concedendo entrevista como novo técnico do Botafogo. Ele comanda o primeiro treino nesta quarta-feira (15). O treinador gaúcho chega não só para essa reta final de campeonato, mas também já pensando no ano que vem. Seu contrato será até dezembro de 2024.

O novo comandante do Botafogo teve algumas passagens pelo futebol brasileiro, com conquistas importantes. Tiago Nunes iniciou sua carreira como técnico em 2010, no Rio Branco-AC. No profissional, ele teve passagens também por São Paulo-RS e Veranópolis antes de assumir o time sub-23 do Athletico-PR.

A partir do comando técnico do Furacão sub-23 que o treinador ganhou notoriedade. Tiago conquistou o Campeonato Paranaense em 2018 e 2019. O Athletico tradicionalmente não usa o elenco principal no estadual. Após a demissão de Fernando Diniz no começo do Brasileirão 2018, o comandante gaúcho recebeu a missão de conduzir o time no resto da temporada.

Foi sob o comando de Tiago Nunes que o Athletico começou a mudar sua realidade no cenário do futebol brasileiro e sul-americano. Conquistou o primeiro título internacional da história na Copa Sul-Americana de 2018, vencendo o Júnior Barranquilla nos pênaltis.

E em 2019, foi campeão da Copa do Brasil, pela primeira vez na história do clube, eliminando o Flamengo, campeão Brasileiro e da Libertadores, nas quartas de final e batendo o Internacional nos dois jogos da final.

+Botafogo perde favoritismo em rodadas finais; veja chances de título

Após a passagem vitoriosa pelo Athletico, Tiago Nunes foi treinar o Corinthians. Anunciado pelo time em novembro de 2019, ficou quase um ano à frente da equipe paulista, também por conta da paralisação pela pandemia da Covid-19, que cancelou os campeonatos de Março até o final de julho.

Porém, Tiago não conseguiu repetir o bom trabalho que teve no Furacão, na sua passagem pelo Corinthians. Acabou eliminado na Pré-Libertadores para o Guaraní-PAR e demitido depois de perder um derby para o Palmeiras. O técnico também ficou marcado pela forma como conduziu a saída do volante Ralf, ídolo do clube.

No ano de 2021 começou com uma oportunidade no Grêmio. Tiago Nunes foi o primeiro treinador tricolor após uma longa era de Renato Portaluppi, que acabou demitido depois de cair na Pré-Libertadores após quase cinco anos à frente do clube.

Contratado em abril, levou o clube à conquista do Campeonato Gaúcho. Porém teve um dos piores inícios da história do time gaúcho no Brasileirão. Após sete jogos sem vencer nas primeiras rodadas, acabou demitido. O Grêmio terminou a temporada rebaixado.

Logo após a passagem no Grêmio, assumiu o Ceará no lugar de Guto Ferreira no meio de 2021, quando o clube ocupava a 9ª colocação. Terminou o campeonato em 11º, mas em 2022 não repetiu o desempenho. Após um começo ruim de Brasileiro, acabou demitido.

O Vozão foi rebaixado em 2022 com apenas 37 somados e, assim como aconteceu no Corinthians, Tiago Nunes teve problemas no vestiário. Criticou abertamente um jogador do clube que, segundo ele, não fazia faltas para não perder pontos no Cartola FC.

No final do ano de 2022, Tiago foi anunciado como novo técnico do Sporting Cristal, do Peru. Por lá, foram 47 jogos, com 22 vitórias, 18 empates e 7 derrotas. Um aproveitamento de 59,6%.

Sua missão no Botafogo inicialmente é conquistar o Campeonato Brasileiro. E seu primeiro compromisso como treinador do Glorioso será contra o Fortaleza, no dia 23 de novembro, no Castelão, jogo que foi adiado.

+Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, Youtube e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo