Na noite deste sábado, o Flamengo visitou o Internacional no Beira-Rio, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. E mesmo fora de casa o Rubro-Negro levou a melhor, vencendo o duelo por 2 a 1. A partida foi decidida no primeiro tempo. Gabigol abriu o placar para os cariocas aos três minutos, Andreas ampliou aos 10, e Taison descontou para os gaúchos aos 40 da etapa inicial. Na entrevista após o confronto, Renato Gaúcho elogiou a equipe, mas ao comentar o pênalti não marcado em Everton Ribeiro, afirmou que o time da Gávea não está na disputa pelo título por conta de “erros claríssimos de arbitragem”.
– Eu, sinceramente, gostei da arbitragem hoje, mas tivemos um lance claro de pênalti sobre o Everton, mas não adianta, é nadar contra a maré. É chover no molhado. A única pergunta que faço aos especialistas é por que o VAR não chamou o árbitro? Simples, não adianta. Falo isso há três, quatro anos: quem apita o jogo é o VAR. Infelizmente é o VAR. Não é possível que ele tem todas as imagens e que não viu o pênalti no Everton. O jogo estava em 2 a 0, poderíamos ter feito o terceiro e eliminar a partida – disse, completando em seguida:
– O Flamengo hoje não está disputando o título justamente pelos erros de arbitragem claríssimos. Todo mundo viu. No mais, ele se comportou bem, só acho que o VAR poderia ter chamado o árbitro no lance do Everton.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Renato Gaúcho considerou o resultado justo, já que sua equipe buscou o gol desde o início e teve as melhores oportunidades. No entanto, o treinador alertou para as chances perdidas quando a partida ainda estava 2 a 0. O Flamengo poderia ter decidido o jogo e feito um placar mais dilatado ainda no primeiro tempo.
– Acho que o mais importante de tudo foi a entrega da equipe, independentemente se foi o último ensaio ou não. Desde o início o Flamengo buscou a vitória, criou as melhores oportunidades, soube valorizar a posse de bola. Criamos, poderíamos ter decidido o jogo no primeiro tempo ainda, tivemos situações claras além dos gols que fizemos. E infelizmente levamos um gol no fim do primeiro tempo, isso fez com o que o adversário crescesse. O segundo tempo foi bastante disputado, as duas equipes criaram bastante oportunidades, mas acho que no final valeu pela apresentação. Fiquei muito satisfeito pelo que a equipe apresentou, principalmente pelo primeiro tempo.
Antes da final da Liberdadores, no dia 27, contra o Palmeiras, em Montevidéu, o Flamengo ainda tem mais um compromisso. O Rubro-Negro enfrenta o Grêmio na terça-feira, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo com o Tricolor Gaúcho havia sido adiado por causa da data Fifa.
+ Dirigente do Flamengo questiona pênalti não marcado em cima de Everton Ribeiro: ‘Que vergonha’
Confira outros tópicos da coletiva
Arrascaeta enfrenta o Grêmio?
– Tenho conversado bastante com Arrascaeta, a gente teve todo cuidado para prepará-lo para jogar alguns minutos hoje da forma que jogou. Vamos aguardar 24 horas, amanhã volto a conversar com ele. Ele que vai dando a resposta para nós. Até terça-feira temos mais dois dias para que a gente possa trocar algumas ideias e ver da maneira que está se sentindo. A confiança quem passa para o treinador é o jogador. O mais importante é que jogou uns 20, 25 minutos, esteve bem e não sentiu nada. Vamos aguardar amanhã para ver se não acorda com algum tipo de dor e começamos a estudar melhor o Arrascaeta para terça-feira.
Aerofla no Rio
– De parabéns o torcedor do Flamengo, fez uma festa maravilhosa, deu uma energizada maior no grupo. Essa é a torcida do Flamengo. Algumas pessoas pensaram diferente em termos da festa, falaram em selvageria. Não vi nada disso, a torcida do Flamengo é essa. Da nossa parte e do grupo, damos parabéns. Essa é a torcida do Flamengo, isso é o que a equipe parte. Algumas partes da festa foram engraçadas, tanto na saída do CT quando no aeroporto. Muitas pessoas acharam o contrário, mas nós não achamos. Essa energia que a gente precisava. A gente colocou contra o Internacional, vai colocar na próxima certeza contra o Grêmio. E pode ter certeza que mais do que nunca na final da Libertadores.
Queda no segundo tempo
– A equipe se apresentou muito bem, no primeiro tempo nós fizemos dois gols e criamos inúmeras oportunidades claríssimas de gol. Foi um dos itens que chamei a atenção no intervalo, que poderia ter matado o jogo. Em um contra-ataque, tomamos um gol, demos moral para que o adversário crescesse na partida. No segundo tempo era normal que o Internacional viesse para dentro, mas a equipe se comportou bem. Não foi tão bom como o primeiro tempo, mas já sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar aqui, e o mais importante foi que conseguimos mais uma vitória fora de casa contra um grande adversário que está brigando pela Libertadores. E é normal um pouco de queda de rendimento no segundo tempo porque, querendo ou não, é difícil tirar da cabeça dos jogadores a final do próximo dia 27.
Programação contra o Grêmio: time reserva ou titular?
– O planejamento as pessoas vão saber na terça-feira, nós temos o jogo com o Grêmio na terça-feira e no sábado temos uma final. Então nosso planejamento não vai mudar em nada daquilo que programamos há duas ou três semanas. Tem dado resultado, tem dado certo, e vamos seguir nossa programação. O que está decidido está decidido. Não vamos mudar em nada.
Depois de falar que Flamengo está fora da briga pelo título, Renato muda discurso
– Enquanto houver chances matemáticas, a gente vai buscar o título. Sempre falei que nós não desistimos do Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG tem uma certa vantagem sobre a gente, mas nós viemos brigando de igual para igual, vencendo nossos jogos. Faltam algumas rodadas, acho o mais importante de tudo o Flamengo fazer a parte dele jogo a jogo e ver o que acontece. Até porque temos esse jogo na terça e depois a final. É fazer o dever de casa e ver o que acontece no jogo do Atlético-MG.