Bahia

Renato Paiva avalia desempenho em empate do Bahia e projeta próxima rodada

Renato Paiva, técnico do Bahia (Felipe Oliveira/EC Bahia)

Treinador foi questionado sobre escolhas no campo de ataque, uso do estreante Luciano Juba e sequência do Esquadrão no Brasileiro

Felipe Oliveira/EC Bahia

Diante de 46 mil pessoas, o Bahia decepcionou sua torcida. Em jogo disputado na noite deste domingo (3), na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA, o Esquadrão de Aço até saiu na frente, mas cedeu empate ao Vasco em 1 a 1. O confronto foi válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2023. Ademir abriu o placar no primeiro tempo, mas Pablo Vegetti empatou na etapa final. O resultado foi ruim para as duas equipes, que seguem na parte inferior da tabela de classificação, na briga contra o rebaixamento.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

Após a partida, o técnico Renato Paiva concedeu entrevista coletiva. Em sua avaliação sobre o desempenho de seus comandados, a equipe teve uma boa apresentação no primeiro tempo, mas não soube interpretar as mudanças cruzmaltinas para a etapa complementar, o que, de acordo com seu ponto de vista, justificou a queda simbolizada pelo empate do Vasco.

“Foi uma primeira parte de grande qualidade nossa, onde não conseguimos materializar em finalização. Até trabalhamos a bola. Fizemos o gol em uma boa jogada. Em muitos momentos, o Vasco defendeu em 20 metros por causa da nossa forma de jogar. Hoje, o Vasco foi defensivo demais para o que eu estava esperando, mas também por causa do nosso volume de jogo. Na segunda parte, ganhando, há uma reação normal do Vasco. Nós realmente baixamos um pouco. O Vasco fez alterações e não conseguimos perceber”, disse.

Paiva foi indagado sobre o desempenho ofensivo. O elenco tem como centroavantes Everaldo e Vinícius Mingotti. Neste fim de semana, o primeiro foi escalado como titular, mas teve desempenho bastante criticado mais uma vez. Renato Paiva falou que entende a insatisfação da torcida, mas defendeu os jogadores e afirmou que irá usar pelo menos um centroavante em todas as partidas como ideias de sua filosofia de trabalho no Tricolor da Boa Terra.

“Everaldo é o nosso centroavante com mais gols marcados. Tem a concorrência com o Mingotti. Eu uso de acordo com os adversários. O torcedor tem todo o direito de se manifestar. Hoje ele fez mais uma vez seu papel e nos apoiou. O torcedor vem aqui e se manifesta de acordo com o que vê. Eu tomo decisões de acordo com o que vejo nos treinos. Eu não vou nunca contra o torcedor porque são prismas diferentes. Eles assistem ao jogo, eu vejo a semana de trabalho. Hoje entendi que devia jogar com Everaldo. Já tentei jogar sem nenhum dos dois, mas para um momento específico de jogo. Sempre que eu tiver que jogar com um centroavante, vai um dos dois. Eu não vou inventar”, continuou.

Último jogador a chegar no elenco tricolor, o meia Luciano Juba entrou no segundo tempo e fez sua estreia como jogador do Bahia. Renato Paiva afirmou que não o colocou de primeira por ter feito apenas dois treinamentos com o grupo e destacou que, apesar dos bons números como jogador do Sport, a titularidade em solo baiano virá apenas com o desempenho nos treinamentos e seu entrosamento com o grupo.

“Juba fez dois treinos com o Bahia. E me chamaram de burro várias vezes porque eu não o tinha colocado. Ele entrou e não conseguiu trocar passes. Juba vem do Sport, com outros colegas e outro treinador. Um jogador de 50 jogos e que chegou aqui e queriam que já fosse titular. Eu não vejo futebol assim. Não era minha ideia colocá-lo. Juba pode jogar atrás do 9, pela esquerda, vamos ver o que vai ser em função das dinâmicas do jogo e do treino, em função de como ele vai entender nossa forma de jogar”, explicou.

Em conclusão, o técnico do Bahia projetou a próxima rodada, em mais um confronto direto contra o Coritiba, equipe que está na zona de rebaixamento. O comandante português afirmou que será um confronto difícil pela característica do campeonato e que tem espaço para crescimento na sequência final do Brasileirão.

“Vamos para ganhar. Não falo da tabela porque o Vasco já esteve lá embaixo e agora está melhor. O Cuiabá esteve lá no alto e agora está caindo. Tudo é possível neste campeonato. Há umas três semanas, o Flamengo ganhou do Coritiba com gol no último minuto. Dificuldades vamos ter sempre. Na Série A sempre tem dificuldade. Mas não vamos com medo. Nem na casa do líder fomos com medo. Erramos e tomamos 3 a 0. Vamos buscar pontos na casa do Coritiba”, concluiu.

O Bahia ocupa a 16ª colocação com 22 pontos, um a mais que o Santos, primeira equipe na zona de rebaixamento. O duelo contra o Coritiba será disputado na quinta-feira (14), às 20h, no Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba/PR.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo