Flamengo

Resumão do Mochilão 2.0 do Fla: Ainda não tem nenhum técnico na frente

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Por Heitor Olímpio e Wilson Pimentel

O Flamengo enviou o seu vice-presidente de Futebol, Marcos Bra, para a Europa, em seu “Mochilão 2.0”, com principal missão de trazer um novo técnico para comandar a barca rubro-negra. Já se passaram 5 dias e quatro entrevistas com possíveis treinadores. 

Na bagagem, Braz leva o ‘Projeto Flamengo’ e a ideia de tentar fechar um contrato com treinador por um período de um ano e meio. O que evitaria o Flamengo ficar sem comando no meio da temporada do ano que vem, segundo uma fonte de dentro do clube falou a reportagem do Esporte News Mundo. 

O ENM vem traçar um linha temporal de tudo que aconteceu até aqui. Da viagem do Braz, na noite da última quarta, passando pelo jantar com Leonardo Jardim, a chegada do companheiro de Mochilão, Bruno Spindel a conversa com português Carvalhal, nesta sábado, o bate-papo com o espanhol Dominic Torrent, em Madrid, o surpreendente conhecimento do equatoriano Miguel Angelo Ramirez do futebol sul-americano e bate-papo com o Fernando Hiero. 

Quando o Braz colocou os pés em Portugal junto com empresário Bruno Macedo, o primeiro nome descartado foi o do técnico português Marcos Silva pelo critério estilo de jogo mais conservador.

+ Relembre: Mochilão versão 2.0: Dirigentes do Fla vão à Europa com a missão de trazer um técnico e capitalizar jogadores

Silêncio vindo da presidência 

Em meio aos nomes listrados na Gávea o que também se fala é sobre o silêncio vindo da presidência do clube. A reportagem apurou que tem muita gente entrando em contato com o Rodolfo Landim e oferencendo técnico para o Flamengo e que ele vem direcionado para o Marcos Braz. Esse silêncio em um momento tão importante do clube poderia soar mal, mas internamente os dirigentes estariam tranquilos por se tratar de um modo operante do mandatário. 

O que ouvimos foi que quando o Abel Braga pediu demissão ano passado e muito se especula em nomes que poderiam substituí-lo, o Landim fez a mesma coisa e quando reapareceu foi para já anunciar a contratação do Jorge Jesus. 

Dia D 

Para uma fonte ouvida de dentro do Flamengo, pela reportagem do ENM, a ideia era que Braz e Spindel anunciasse até domingo (26) o nome do novo técnico. Segunda ela e outros membros da diretoria do Flamengo seria um bom tempo para que o novo técnico se adaptasse ao elenco e se preparasse para início do Brasileirão em agosto. Contudo, como nada foi decidido até a publicação desta linha temporal o que sabemos é que a semana que será de intensas reuniões entre Portugal e Espanha.

Leonardo Jardim 

Segundo informamos na última quinta (23) Braz junto com o empresário Bruno Macedo teriam jantado com Leonardo Jardim na casa do técnico, em Lisboa. O treinador que já tinha recusado na primeira sondagem feita pelos rubro-negros foi super educado e receptivo. Demonstrou conhecimento do futebol brasileiro e do Flamengo, mas com já é de conhecimento o desejo é permanecer na Europa e que recebeu uma proposta da Fiorentina da Itália. 

Carlos Carvalhal

Conforme informou a nossa fonte, o Flamengo ofereceu um contrato de um ano e meio terminado em dezembro de 2021 para o técnico que no sábado (25) encerrou a sua campanha a frente do Rio Ave em quinto colocado no Campeonato Português. Porém, Carvalhal fez uma contra oferta de um ano de contrato. Nessa primeira conversa não foi falado em salário e premiação, mas Braz teria sido muito claro no objetivo do rubro-negro carioca para a temporada que seria ganhar tudo, inclusive o Mundial de Clubes. 

O clube ainda teria passado foi uma autonomia para o treinador indicar os nomes para a comissão técnica, a mesma quantidade de profissionais que o Jorge Jesus tinha quando treinou o Flamengo. 

A ideia do técnico português agora é abrir o jogo para a sua comissão e dizer que tem uma proposta de um time da Inglaterra, de Portugal e do Brasil, conforme disse a Sport TV

– Claro que estou satisfeito, nunca na vida tive tantas propostas em mãos. Tenho várias, em Portugal, na Inglaterra e outros países, é melhor não falar. Estou muito feliz com isso. É também, no fundo, a repercussão de uma ótima temporada. Querem que eu leve o conceito do Rio Ave para esses clubes”, disse à Televisão portuguesa após a vitória de seu clube na última rodada do Português.

O empecilho de momento é o tempo de contrato e quem estaria disposto a embarcar para o Brasil junto com ele e seu auxiliar inseparável João Mário. Uma reunião está marcada para essa segunda (27) entre Carvalhal e comissão técnica para justamente decidir isso. 

Domènec Torrent 

A mesma proposta foi apresentada para o espanhol Domènec Torrent, na primeira conversa entre Braz, Spindel e treinador como foi visto em vídeo vazado na rede social. 

E, ainda segundo a fonte ouvida pelo ENM, o treinador espanhol, também no primeiro momento, gostaria de um contrato de um ano. Ele estaria super disponível para trabalhar no Brasil já que passou dois anos trabalhou no mercado estadunidense. O único complicador é o tempo de contrato que o espanhol deseja também de um ano. A conversa foi no mesmo tom que ocorreu com o português. 

Miguel Ángel Ramirez 

Em contato via telefone, à primeira vista os dirigentes ficaram surpresos, com o conhecimento “absurdo” (palavras usadas pela fonte consultada pela reportagem do ENM) que o Miguel Angel Ramirez tem de futebol sul-americano. Internamente, no Clube de Regatas do Flamengo, fala-se que dentre os técnicos sondados seria o mais barato, de acordo com o teto estipulado para contratação do novo treinador. Agora, tem aqueles que são a favor e outros que são contra – e justificam a sua não contratação alegando que Ramirez tem pouca experiência. 

Miguel tem uma proposta para assumir a seleção do Equador depois que holandês Jordi Cruyff pediu demissão. Ele estaria animado para assumir o Fla, mas ciente que neste momento está na rabeira para ser o novo treinador rubro-negro. 

Fernando Hierro 

Ainda na Espanha os dirigentes conversaram o treinador Fernando Hierro neste domingo (26). E já estava planejado, segundo a nossa fonte. Teria sido de forma preliminar e aproveitando a estadia de Braz e Sipindel na Espanha. 

Segundo ouvimos da fonte, o nome do espanhol, mesmo respeitado e entendendo a importância dele como jogador, não enche os olhos.

Por isso, Hierro é o primeiro treinador descartado após reuniões realizadas pela diretoria do Flamengo. Treinador não empolgou e não está dentro das exigências.

O que se comenta é que o Clube de Regatas do Flamengo estaria entre Carvalhal, Torent e Ramirez, mas, se for colocar em porcentagem, nenhum deles estaria na frente, já que as conversar foram para apresentar e o projeto. 

Na Gávea o que se fala é que se o Mochilão 2.0 Europa não der bons frutos, existe a possibilidade de o Flamengo fazer um novo mapeamento do mercado europeu para que o clube faça novas investidas. Internamente, apesar de um corrente querer o Rogério Ceni, o pensamento geral é manter a metodologia já implementado com Jorge Jesus e, para isso, o clube entende que só um técnico estrangeiro seria capaz.

Acompanhe no Esporte News Mundo as notícias do Flamengo.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Flamengo alega “pouca experiência” de Miguel Ángel Ramirez – Dale Mengo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo