Flamengo

Mochilão versão 2.0: Dirigentes do Fla vão à Europa com a missão de trazer um técnico e capitalizar jogadores

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Por: HEITOR OLÍMPIO e WILSON PIMENTEL

Primeiro Espanha e depois Portugal, os dirigentes do Flamengo, Marcos Braz e Bruno Spindel viajam, na quinta-feira, para o Velho Continente com o intuito de conversar com possíveis treinadores para comandar o time do Rubro-Negro carioca no restante da temporada.

Como ficou conhecido ano passado, o “mochilão rubro-negro” terá uma nova edição em 2020; “uma versão 2.0”. A ideia é também capitalizar alguns jogadores que não estão sendo aproveitados no elenco, além é claro de trazer um treinador europeu para assumir o lugar deixado pelo técnico Jorge Jesus que partiu para comandar o Benfica e se despediu do elenco na última segunda.

Treinador europeu

Braz e Spindel vão para a Espanha e Portugal com uma lista de treinadores, como já noticiamos no último sábado, que permanecem no radar do clube carioca, porém os que encabeçam são os nomes do português, Leonardo Jardim, e do espanhol Domènec Torrent, ex-auxiliar do Pep Guardiola, que estão no roteiro de viagem dos dirigentes.

Leonardo Jardim – O status da negociação é complicada já que o treinador de 45 anos, teria rejeita uma primeira sondagem, porém na cúpula da Gávea e bastante agradável já que é bastante experiente e tem no seu currículo, o fato de ter levado o Mônaco, a semifinalista da Liga dos Campeões de 2017. Atualmente está sem clube, mas já manifestou o desejo de ficar em solo europeu para a próxima temporada.

Domènec Torrent – O ex-auxiliar do técnico de Pep Guardiola nos clubes Barcelona, Bayner de Munique e Manchester City tem 58 anos, também está sem clube desde 2019 quando comendou o New York City FC, e conseguiu colocar o time estadunidense na Liga dos Campeões da CONCACAF, primeira vez na história do clube.

Em entrevista ao canal Esporte Interativo, Guardiola disse que Torrent está pronto para dirigir qualquer clube do mundo

– Eu acho que ele está absolutamente preparado para qualquer país. Ele fez a melhor temporada da história do New York City FC na última temporada. Ele é incrivelmente bem preparado, tem muita experiência. Não tenho nenhuma dúvida sobre sua capacidade. Eu aprendi muito com ele, aprendemos juntos. Parte do nosso sucesso que tivemos em Munique e aqui em Manchester foi por causa dele.

A ideia também é capitalizar para os cofres

Aproveitando as portas do empresário Giuliano Bertolucci, no mercado europeu, os dirigentes rubro-negros tentaram também nesta “mochilão” fazer negócio para o clube e capitalizar com alguns jogadores do elenco.

E o primeiro seria o volante Piris da Motta que nesta segunda (20), o Braga de Portugal demostrou interesse em contar com o atleta, a proposta inicial foi de 1 milhão e meio de euros. Porém o Flamengo estaria querendo 2 milhões de euros (cerca de 12 milhões de reais) – o que equivaleria a oferta feita no início do ano pelo clube América do México.

Mas, caso o rubro-negro não consiga subir o valor, o clube estaria disposto a manter um percentual do volante visando uma futura negociação, nos mondes que fez com o atacante Berrío.

Piris, tem contrato com o Fla até 31 de dezembro de 2021, e atualmente é terceira opção no banco do Flamengo está atrás do Tiago Maia e do Diego Ribas.

Como a ideia é negociar jogadores fora dos planos ou jovens promessas. Ainda estão na lista os atletas Matheus Thuler (21 anos), Vitor Gabriel, (de 20 anos que hoje está emprestado, no time B. do Braga e o clube tenta vender em definitivo), João Gabriel (18 anos), Lincoln (19 anos) e Vitinho.

Para negociar o atacante, Vitinho os dirigentes devem enfrentar dificuldades, já que o salário é bastante elevado, a relação custo benefício (apesar de ter feito os gols dos títulos dos Campeonatos Cariocas de 2019 e 2020) não foi satisfatório no ponto de vista do alto investimento feitos foram 10 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões) desembolsados pelo Flamengo para contar com o Vitinho e um vínculo até 2021. Apesar de ser ambidestro, o atacante de 26 anos, hoje, é banco no Rubro-Negro e já teve passagem na Europa no CSKA de Moscou sem muito sucesso o que dificulta uma negociação.

O sucesso do “mochilão” do ano passado faz com que as expectativas para que a viagem dos dirigentes traga bons frutos esse ano. Foi em viagem similar em 2019 que Braz e Spindel conseguiram trazer para o Flamengo: o técnico Jorge Jesus, o volante Gerson, o lateral-esquerdo Filipe Luís e o, então, ainda desconhecido, o zagueiro Pablo Marí.

6 Comments

6 Comments

  1. Pingback: Em viagem, Flamengo buscará negociar jogadores na Europa – Dale Mengo

  2. Pingback: Medalhão perde status de inegociável e pode ser vendido pelo Flamengo

  3. Pingback: Benfica Brasil? Desde acerto com Jorge Jesus, clube luso foi associado a 10 brasileiros; veja as novidades - Esporte News Mundo

  4. Pingback: Três principais desafios para o novo técnico do Flamengo - Esporte News Mundo

  5. Pingback: Reunião e 'Projeto Flamengo' são as últimas cartas de Braz para contar com Jardim - Esporte News Mundo

  6. Pingback: Resumão do Mochilão 2.0 do Fla: Ainda não tem nenhum técnico na frente - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo