Nesta temporada, o Santos passou por momentos complicados e lutou contra o rebaixamento. Entretanto, mesmo em um cenário assim, os jovens da base se destacaram mais uma vez e foram personagens importantes até mesmo na equipe principal. Tendo em vista o histórico do clube, o Esporte News Mundo fez uma retrospectiva do ano dos jovens da base que mais se destacaram no Peixe.
Quer ficar por dentro de tudo sobre o Peixe? Então siga o Esporte News Mundo no TWITTER, INSTAGRAM e FACEBOOK. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal no YOUTUBE!
Lucas Barbosa
O meio-campista de 20 anos foi um dos jogadores que ganhou uma chance com Ariel Holan. O jovem estreou pelo Santos em 18 de abril deste ano, na vitória por 2 a 1 contra a Inter de Limeira.
Rwan
Um dos nomes da base mais comentados nas últimas semanas, Rwan chegou ao clube por empréstimo e, com o grande destaque, foi contratado em definitivo pelo Santos. Em 18 jogos marcou 13 gols e deu três assistências. Além disso teve 16 participações em gols em 17 partidas. Também foi utilizado na equipe Sub-23, onde marcou 3 gols em 11 jogos.
Patati
Weslley Batista, de 18 anos, conhecido como Weslley Patati, assinou o primeiro contrato profissional com o Peixe em 2020. Mesmo em clima natalino o meio-campista mantém o foco, uma vez que em janeiro deverá disputar a Copa São Paulo de Futebol e ter a chance de se destacar em cenário nacional.
Gabriel Pirani
Mais próximo de realidade do que de promessa, o meia estreou no elenco profissional do Santos em 25 de fevereiro deste ano, na derrota por 2 a 0 para o Bahia. Desde então, em 2021, o jovem teve espaço com todos os treinadores que passaram pelo Peixe, conquistando um lugar no time titular em muitas oportunidades. De acordo com o Transfermarkt, o atleta de 19 anos fez 60 jogos nesta temporada, marcou cinco gols e deu quatro assistências.
Ângelo
Também quase uma realidade do futebol brasileiro, o ano do jovem foi histórico. Ainda aos 15 anos, o atacante estreou pelo Alvinegro em 25 de outubro de 2016, na derrota por 3 a 1 para o Fluminense. Mas seu nome entraria na história do clube e da Libertadores seis meses depois.
Em 6 de março, o camisa 27 do Peixe marcou o terceiro gol da equipe na vitória por 3 a 1 sobre o San Lorenzo e com 16 anos, três meses e 16 dias, tornou-se o jogador mais jovem a balançar as redes na competição sul-americana.
Kaiky
O jovem zagueiro quebrou uma marca que semanas depois seria tomada por Ângelo. Com 17 anos, um mês e 21 dias, Kaiky marcou o gol que deu a vitória por 2 a 1 do Santos contra o Deportivo Lara, se tornando, naquele momento, o jogador mais jovem a fazer um gol pelo Peixe na principal competição continental.
Mas na defesa, que é sua área, o jovem se destacou tanto que ganhou prestígio internacional. O zagueiro foi o único brasileiro a figurar na seleção de jogadores mais valiosos do mundo com 18 ou menos anos idade em um levantamento realizado pelo jornal espanhol “Marca”.
Marcos Leonardo
Autor de gols importantíssimos nesta temporada, o atacante é um dos jogadores que caíram nas graças da torcida. De acordo com o site Transfermarkt, o jogador participou de 41 partidas na temporada, deu uma assistência e fez oito gols, sendo quatro deles nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, quando o Santos ainda brigava contra o rebaixamento.