Palmeiras

Retrospectiva da temporada: Palmeiras começa e termina o ano com título após superar crise dentro de campo

Retrospectiva da temporada: Palmeiras começa e termina o ano com título após superar crise dentro de campo. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Em 2023, o palmeirense pode gritar que foi campeão do começo ao fim do ano. O Verdão faturou a Supercopa do Brasil, Paulistão e do Brasileirão.

Em 2023, o palmeirense pode gritar que foi campeão do começo ao fim do ano. O Verdão faturou a Supercopa do Brasil, Paulistão no começo da temporada, e do Brasileirão, em dezembro.

Porém, entre os dois títulos do começo do ano e a conquista do torneio nacional, a equipe comandada por Abel Ferreira precisou superar a pior crise dentro de campo desde que a comissão portuguesa chegou ao clube.

Campeão logo no quinto jogo da temporada, o Palmeiras superou o Flamengo em um jogaço, vencido por 4 a 3 no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

+Negociação entre Palmeiras e Fortaleza por Caio Alexandre, congela, e destino do jogador deve ser outro

Embalado, o Verdão ficou invicto até abril, quando disputou a final estadual com o Água Santa. Perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, mas, na volta, Endrick decidiu e o Palmeiras goleou por 4 a 0 para garantir o bicampeonato consecutivo da competição.

No Brasileirão, o Palmeiras ficou invicto nos 10 primeiros jogos, e brigava pela liderança com o Botafogo. Porém, duas derrotas afastaram o time da luta pelo título, ficando até oito pontos atrás do rival.

Então, o foco da equipe passou a ser os mata-matas, porém, as eliminações para o São Paulo e para o Boca Juniors, na Copa do Brasil e na Libertadores, respectivamente, frustraram os planos alviverdes.

No meio do caminho, o Palmeiras também teve a lesão de Dudu como um dos grandes problemas do ano. Em relação as chegadas, Richard Ríos e Artur vieram, porém, sem a certeza de ficar com a titularidade.

O camisa 7 precisou passar por cirurgia e deve retornar aos gramados somente no segundo semestre de 2024.

Para saber tudo sobre o Palmeiras acompanhe o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Somando Libertadores e Brasileirão, o Palmeiras chegou a ficar seis jogos consecutivos sem vencer, e parecia caminhar para um fim de ano de tristeza para os torcedores, porém, Endrick resolveu aparecer.

14 pontos atrás do líder Botafogo, faltando 11 jogos em disputa, a meta do Palmeiras era terminar o ano apenas no G4, para garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores da próxima temporada. Para isso, Abel precisou mudar o esquema para três zagueiros, dando sequência para Endrick, peça importante no título.

Endrick começou o ano como titular, passou 12 jogos sem marcar e foi reserva durante boa parte da temporada, inclusive na eliminação para o Boca Juniors pela Libertadores.

Com a entrada do jovem, o Palmeiras engatou cinco vitórias seguidas, e, na 31ª rodada, a diferença era de apenas três pontos para o Botafogo.

Endrick fez seis gols nessa sequência e terminou a temporada como grande nome do Palmeiras na conquista. Chegando à liderança, na 34ª rodada, o Verdão não saiu mais da ponta da tabela.

No fim, em 72 jogos, Abel Ferreira e sua comissão levantaram mais três troféus, com 41 vitórias, 19 empates e 13 derrotas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo