Mais Esportes

Revezamento da Tocha Olímpica começa no Japão; símbolo percorrerá 47 cidades

revezamento da tocha olímpica
Divulgação / Twitter Tokyo2020

O fogo olímpico já caminha pelo Japão. Fukushima iniciou, nesta quinta (25), o revezamento da Tocha Olímpica, que deve passar por 47 cidades durante 121 dias, antes de chegar ao Estádio Olímpico, para o acendimento da pira durante a Cerimônia de Abertura que dará início às Olimpíadas de Tóquio, em 23 de julho.

A escolha é simbólica, porque Fukushima ainda se recupera de um tsunami que causou um acidente nuclear em 2011. A tocha passará por vilarejos afetados pelo desastre, além de pontos importantes para a cultura local, como o Castelo de Tsuruga-jo e o Rio Tadami.

Da mesma forma, a tocha também vai iluminar as ruas de Nagasaki, em 7 e 8 de maio, e de Hiroshima, em 17 e 18 de maio, cidades que foram alvo de bombas atômicas durante a 2ª Guerra Mundial.

— Sinto que tudo finalmente começou. Como os Jogos foram adiados, acabou coincidindo com o aniversário de 10 anos do terremoto. Não poderia estar mais grata se passássemos por esses 121 dias sem problemas. Quando iniciamos o revezamento e a tocha foi acesa, comecei a chorar. Estava tão feliz – declarou Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Olímpico de Tóquio.

ZAGUEIRA É A PRIMEIRA A CARREGAR A TOCHA

A primeira a carregar a tocha foi a jogadora de futebol Azusa Iwashimizu, vencedora da Copa do Mundo Feminina em 2011. A zagueira ficou feliz, mas surpresa por ter sido a indicada, uma vez que o elenco campeão há 10 anos tinha outras jogadoras mais experientes, fator que é muito respeitado dentro da cultura japonesa.

— Com mais jogadoras experientes no time, foi uma absoluta honra ter sido a primeira a carregar a tocha. Estava nas nuvens. Pessoalmente, espero que tenha deixado orgulhosas as regiões de Iwate e de Tohoku. Foi muito bom ter reunido o time novamente após 10 anos”, explicou a jogadora.

O fogo que não se apaga permanece em Fukushima até sábado (27), quando segue rumo a cidade de Tochigi para a continuidade do revezamento da tocha olímpica.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo