Rivalidade entre Palmeiras e Flamengo aumentou nos últimos anos; relembre decisões e disputas por título

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Mais uma decisão entre as duas maiores potências do futebol brasileiro nos últimos anos está chegando! Palmeiras e Flamengo disputarão a Supercopa do Brasil neste sábado (28), às 16h30, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Este será mais um capítulo desta que já é uma das maiores rivalidades interestaduais da história do país – acentuada nos últimos anos. Confira um retrospecto de jogos e embates marcantes entre as duas equipes no período!

Palmeiras e Flamengo estão no topo do futebol brasileiro há anos. O primeiro embate por títulos pode ser rastreado até o Campeonato Brasileiro 2016. Na ocasião, os dois times disputavam o topo da tabela, seguidos pelo Atlético-MG, até se enfrentarem na 25ª rodada no Allianz Parque, em jogo tratado na época como uma decisão antecipada. Foi um duelo de líder contra vice-líder: o Verdão tinha 47 pontos, contra 46 do Rubro-Negro. No jogo, mesmo com a expulsão de Márcio Araújo, os visitantes saíram na frente com gol de Alan Patrick, mas os mandantes empataram com chute de Gabriel Jesus aos 37 do segundo tempo. O Palmeiras acabou o campeonato campeão, e o Flamengo na 3ª posição.

Dois anos depois, em 2018, mesmo que não houvesse uma disputa acirrada entre os dois clubes no Brasileirão, os paulistas foram campeões e os cariocas, após uma arrancada no final da competição, terminaram na 2ª colocação. Em 2019, o Palmeiras foi um dos principais concorrentes do Flamengo na disputa do título brasileiro junto ao Santos, mas não pôde mais alcançar o time de Jorge Jesus após perder para o Grêmio na 34ª rodada – um dia após o Rubro-Negro sagrar-se campeão da Libertadores contra o River Plate.

+ Abel Ferreira diz que pichações podem ser bom sinal e reclama de pedido negado pela FPF

+ Flamengo fecha a transferência de João Gomes para o Wolverhampton

Após as conquistas da Copa do Brasil do Palmeiras e do Brasileirão pelo Flamengo em 2020, os clubes fariam a primeira decisão direta entre si desde a Copa Mercosul 1999: a Supercopa do Brasil em 2021. O Verdão abriu o placar logo no primeiro minuto com Raphael Veiga. No entanto, o Rubro-Negro buscou a virada com gols de Gabriel Barbosa e Arrascaeta. Raphael Veiga marcou novamente de pênalti aos 30 minutos do segundo tempo e levou a partida para as penalidades. A disputa, que teve quatro cobranças alternadas, terminou em 6 a 5 para os cariocas, que levaram o título.

No final do ano, os times fizeram o maior jogo da história do confronto: a final da Copa Libertadores, em Montevidéu, no Uruguai. O duelo também tinha o peso de reunir os dois últimos campeões da maior competição do continente, além de definir o primeiro tricampeão entre ambos. O jogo começou com gol de Raphael Veiga logo aos 5 minutos. Em partida disputada, Gabriel Barbosa empatou aos 27 minutos do segundo tempo. O empate levou à prorrogação. Logo aos 5 minutos do tempo extra, Andreas Pereira recebeu na defesa e falhou no domínio; Deyverson o desarmou, foi até o gol e chutou para marcar o gol do título.

Mais uma página deste confronto será escrita na tarde deste sábado (28), às 16h30, em Brasília. Você acompanha a cobertura completa da decisão da Supercopa do Brasil 2023 entre Palmeiras e Flamengo aqui, no Esporte News Mundo!

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo