Conmebol Libertadores

River vence Santa Fe com goleiro improvisado e sem reservas

River x Santa Fe: Enzo Perez
Conmebol Media

O River Plate conseguiu uma vitória épica nesta quarta-feira (19) ao vencer o Santa Fe por 2 a 1 e assumir a liderança do Grupo D da Conmebol Libertadores.

O River Plate entrou em campo com mais de 20 desfalques devido ao surto de Covid-19 e acabou ficando sem nenhum jogador disponível no banco de reservas. Além disso, todos os quatro goleiros ficaram infectados e coube à Enzo Pérez ocupar a posição de arqueiro.

Surpreendendo à todos, a equipe de Marcello Gallardo pediu intensidade total para o River Plate tentar construir uma vantagem para depois aguentar a pressão dos colombianos até o fim do jogo. E a ordem foi prontamente atendida com dois gols sendo marcados em cinco minutos.

Fazbrizio Anglieri abriu o placar aos três minutos e Julian Álvarez ampliou aos cinco para deixar o River Plate com boa vantagem para adotar estratégia mais defensiva e segurar o ataque do Santa Fe, que demonstrou muita dificuldade na criação e pouco exigiu do goleiro Enzo Pérez. Foram cinco finalizações no alvo no 1º tempo.

No segundo tempo, o River manteve sua estratégia de marcação compacta diante de um Santa Fe mais intenso, que buscou mais alternativas para tentar chegar mais. Depois de oito tentativas, o Santa Fe marcou com Kelvin Osorio.

Na última rodada, o River Plate enfrentará o Fluminense no Monumental e o Santa Fe receberá o Junior Barranquilla. Os dois jogos serão disputados às 19h15 (pelo horário de Brasília) da próxima terça-feira (25).

Com a vitória, o River Plate assumiu a liderança do Grupo D com 9 pontos, seguido por Fluminense (8), Junior Barranquilla (6) e Santa Fe (2).

1º TEMPO

Apesar de todas as adversidades, o River Plate conseguiu ser avassalador no início, pressionando bastante o adversário com os jogadores trocando de posições frequentemente na constante movimentação da equipe na fase ofensiva como pede Gallardo.

A primeira chance foi construída logo aos dois minutos com Agustín Fontana finalizando com pé direito na entrada da área com liberdade, acertando o travessão para chutar por cima. No minuto seguinte, uma jogada parecida e o primeiro gol.

Em nova roubada de bola no campo de ataque, Fontana conduziu a bola novamente com liberdade até a grande área e chutou, parando na defesa do goleiro Castellanos, mas a bola sobrou para Anglieri bater rasteiro e abrir o placar.

Dois minutos depois e no ataque seguinte, o River chegou ao segundo gol contando com falha de marcação do Santa Fe, uma equipe inconstante defensivamente. Alvarez recebeu ótimo cruzamento de Martínez na esquerda e acertou no ângulo um chutaço na esquerda. Golaço!

Então, mesmo com dois jogadores da base estreantes e sem banco de reservas, o River simplesmente abriu dois gols de vantagem sobre o Santa Fe. Era necessária essa resposta do River para que os jogadores conseguissem ter ritmo ao longo do jogo.

A partir deste momento, o Santa Fe passou a ter mais a posse de bola enquanto o River tentava fechar os espaços durante a troca de passes adversária buscando arrancar em velocidade no momento oportuno para buscar o terceiro gol.

Porém, o River Plate seguiu no controle da partida sem maiores problemas pois o Santa Fe estava buscando apenas cruzamentos na área, mas a defesa do River conseguia cortar todas as bolas, tanto as finalizações quanto nas cobranças de escanteio.

As chances onde o Santa Fe mais esteve perto do gol foram em bola alçada na área (que acabou em impedimento de Palacios) nos minutos finais do primeiro tempo e na arriscada de Torjiano de fora da área, em bola que passou muito longe do gol. Enzo Pérez não trabalhou no gol do River.

Enquanto isso, a equipe argentina teve duas chances claríssimas de marcar o terceiro antes do intervalo. Em mais uma falha gravíssima, Torijano perdeu a bola no campo de ataque após Casco cruzar na área adversária e a bola sobrou para Alvarez bater duas vezes, mas o goleiro Castellanos salvou nas duas e ganhou moral para a sequência do jogo.

Em lance aos 41 minutos, Anglieri recebeu com total liberdade na entrada da área e acabou tentando o cruzamento, mas sofreu o corte de Palacios e a bola acabou saindo no último lance de perigo da primeira etapa onde Enzo Pérez fez duas defesas e não foi muito exigido.

2º TEMPO

Desta vez as coisas aconteceram como o esperado para o segundo tempo, com o River se mantendo mais cauteloso e o Santa Fe tentando ser mais intenso no ataque. Logo nos primeiros minutos foi perceptível a mudança de postura dos colombianos.

Aos 8′ minutos, Arias tentou concluir de cabeça no meio da área após cruzamento de Osorio e parou na defesa de Enzo Pérez. Aos 9′, Ramos levou a bola até a linha de fundo e acionou Porras, que desta vez tentou de fora mas passou longe.

O Santa Fe continuou insistindo e estava com mais presença dentro do último terço do campo, chegando mais perto do gol. Neste momento, Anglieri havia se tornado uma presença fundamental para salvar Enzo Pérez de maiores perigos. Mas em 20 minutos de segundo tempo, o goleiro improvisado ainda não havia sido testado.

Os jogadores do River estavam segurando mais a bola para tentar fazer o tempo passar e não haviam sofrido grandes sustos. Porém, o cenário do jogo acabou sendo modificado na primeira finalização de perigo a favor dos colombianos.

Com boa troca de passes, Osorio contou com ajuda de Arias para aparecer no centro da área dando um carrinho fundamental para vencer o goleiro Enzo Pérez aos 28 minutos do segundo tempo, deixando o placar em 2-1 e esquentar o final do jogo.

A situação do River ficaria ainda mais dramática após Fontana sentir câimbras na perna, mas ter que seguir jogando nos dez minutos finais por não ter nenhum substituto no banco de reservas. O Santa Fe seguiu pressionando na reta final e Ramos levantou a bola na área em sua última jogada, mas Anglieri cortou mais uma vez em lance aos 42 minutos.

Para os cinco minutos finais, McCormick e Oliveros foram chamados nos lugares de Jorge Ramos e Cárdenas pelo técnico Harold Rivera Roa. O meia Oliveros possui apenas 19 anos e está sendo observado como uma das maiores promessas do futebol sul-americano.

Nos acréscimos, Palacios teve a última chance de empatar ao receber bola dentro da área, mas acabou isolando e desperdiçou uma das melhores oportunidades do jogo.

Por fim, Carrascal ficou frente a frente com o goleiro Castellanos em lance aos 48′ e desperdiçou, mas não fez diferença. O River Plate conseguiu vencer mesmo com toda o cenário adverso em resultado que entrou para a história do futebol mundial.

ESTATÍSTICAS

RIV 0SFE 2
Posse de bola30%70%
Finalizações922
Chutes no gol65
Escanteios010
Impedimentos12
Faltas1621
Cartões Amarelos (Vermelhos)0 (0)3 (0)
Passes268579
Passes certos68%83%
Cruzamentos0/015/36
Dribles10/1810/15

CLASSIFICAÇÃO – GRUPO D

JVEDSGPTS
1River Plate5230+29
2Fluminense5221+18
3Junior Barranquilla513106
4Santa Fe5023-32
(1-2: Playoffs) (3: Copa Sul-Americana)

FICHA TÉCNICA Conmebol Libertadores 2021 – Fase de Grupos: 5ª Rodada (Grupo D)
River Plate 2-1 Santa Fe

Data: 19/05/2021, 16:15
Estádio: Monumental
Árbitro: Victor Hugo Carrillo (Peru)

Gols: 1T 2′ Anglieri (River); 1T 5′ Álvarez (River); 2T 28′ Kelvin Osorio (Santa Fe)

Substituições – Santa Fe: Valdes (Velásquez); Osorio (Gonzalez); Cárdenas (Giraldo); McCormick (Jorge Ramos)

River Plate (3-5-2): Enzo Pérez; Tomas Lecanda, Jonathan Maidana, Héctor Martínez; Casco, Carrascal, Peña, Paradela, Anglieri; Julián Álvarez, Agustín Fontana. Técnico: Marcelo Gallardo

Santa Fe (4-2-3-1): Leandro Castellanos; Alexander Porras, Fainer Torijano, Alejandro Moralez, Jeisson Palacios; Leonardo Pico, Daniel Giraldo; Jersson González, Jhon Arias, Jairo Velásquez; Jorge Ramos. Técnico: Harold Rivera Roa

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo