Fluminense

Roger Machado elogia André e destaca bom início do Fluminense no Brasileirão

Foto: Lucas Merçon/FFC

O Fluminense começou bem no Brasileirão 2021. Em jogo válido pela 5ª rodada do campeonato, o Tricolor empatou com o Fortaleza por 1 a 1, neste domingo, no Castelão, e continua próximo dos líderes. Foi o terceiro empate em três jogos fora de casa, resultado que agradou o técnico Roger Machado. Após a partida, o treinador celebrou o ponto conquistado e elogiou o desempenho da equipe.

– É importante estar no bloco da frente sem se distanciar, estar no G-4, G-5, G-6… Empatamos com o líder até essa rodada e penso que é uma média que somada a vitórias, que certamente vamos conquistar fora, vai nos dar vantagem lá na frente – avaliou o treinador.

+ Caio Paulista celebra gol e valoriza empate fora de casa contra Fortaleza

Em cinco partidas, o Fluminense jogou três fora de casa. Na próxima rodada, visita o Atlético-GO, algoz na Copa do Brasil do ano passado. Roger Machado explicou que estuda o campeonato em blocos de seis partidas e o próximo compromisso encerra a primeira série projetada pelo treinador. Para ele, os nove pontos conquistados até o momento estão dentro da média.

– Nesse início de Brasileiro, estamos vendo algumas equipes despontando, entre elas o Fortaleza. Algumas equipes que estavam envolvidas na Libertadores e na Copa do Brasil estão tendo dificuldades, mas estamos performando bem. Sobretudo nesta perna de seis jogos, que dividimos para ter uma amostragem mais precisa de um espaço, tempo e quantidade de jogos – explicou.

Fluminense empatou os três jogos fora de casa e está invicto no Brasileirão 2021 (Foto: Lucas Merçon/FFC)

No jogo contra o Fortaleza, o treinador promoveu o volante André para a equipe titular em virtude da suspensão de Yago Felipe. O jovem, de 19 anos, chegou a ter o futuro indefinido e um empréstimo cogitado por conta da falta de chances no Fluminense. Porém, com a concorrência no banco de reservas sem convencer na disputa por uma vaga entre os titulares, a oportunidade caiu no colo do jogador. E ele foi elogiado pelo treinador Roger Machado após a partida.

– André tem característica de primeiro homem, protetor da zaga. É um jogador de intensidade na retomada, encurtamento rápido, bom jogo físico, relativa bola aérea e construção em primeiro terço. Dentro do jogo mesmo conversei com Martinelli e André, e não quis direcionar quem seria primeiro ou segundo volante. Eles mostraram isso mais na base do que eu. Como temos jogado com tripé, coloquei o André na função que sentia mais conforto. Em alguns momentos, eles trocaram de posição, o que nos gerou um pouco de dificuldade. Foi quando fixei o André como primeiro. Acredito que ele fez um belo jogo. Teve personalidade para construir, sair jogando, fazer desarmes, e está capacitado – destacou.

Confira outras respostas de Roger Machado:

Fred e Nenê apagados

– O Fortaleza tem jogadores na defesa que são fortes, de enfrentamento, e não é sempre que os jogadores vão conseguir ser decisivos. O Nenê foi decisivo cobrando o escanteio que resultou no gol e ajudando na dinâmica de meio de campo. Em determinados jogos, pelas características dos adversários, uns jogadores vão se destacar mais do que outros. Faz parte do jogo.

Ausência do Yago Felipe

– Penso que não (fez falta). Talvez, o que possa ter dificuldade em alguns aspectos foi a falta de entrosamento do André com os outros dois jogadores de centro em função da dinâmica que os demais estão acostumados. Não gosto de salientar as ausências, prefiro enaltecer que o André fez um grande jogo.

Busca por reforços

– Clube grande está sempre prospectando reforços. Seja para longo prazo ou utilização imediata. Não quero falar em posição até para não tirar o mérito de quem está entrando. Há necessidade de um volante, que hoje ficou a cargo do André, que fez um grande jogo. Ele vinha treinando bem e mereceu a oportunidade. Depois, saiu porque cansou.

Mudança de estratégia

– A questão toda não é o recuo, é a retomada da bola e não conseguir contra-atacar com contundência. Isso acaba virando estratégia após fazer o gol para o adversário tentar te empurrar e você usar a velocidade. Foi o que não aconteceu. Fiz as mudanças para tentar empurrar o Fortaleza e terminamos o jogo talvez com a melhor chance de vencer. Cada time teve uma estratégia. Já sabíamos o modelo do Fortaleza, com três zagueiros. O Fortaleza respeitou muito trazendo o Luis Henrique para marcar Caio e Biel no lado de campo. Fizemos uma partida justa. Saímos na frente, permitimos o gol do adversário dentro de suas características. Recuamos um pouco, mas a questão não é o recuo, é não conseguir contra-atacar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo