Em pleno século XXI, ainda nos deparamos com situações onde a cor e etnia do outro são alvos de preconceito. Uma das figuras mais atuantes na luta das causas sociais é o técnico do Bahia, Roger Machado. O único técnico negro dos vinte clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro sempre se mostra firme em suas convicções e agora pretende levar o ‘não ao racismo’ para fora das quatro linhas. Isso porque o treinador irá encabeçar um projeto de financiamento com o intuito de publicar 50 livros de autores negros e indígenas.
Desse modo, outro diferencial nesse projeto literário é o fato que os livros terão valores acessíveis, para que o público de baixa renda também possa adquirir um dos exemplares. Todo o processo de financiamento será feito através do projeto comandado pelo próprio Roger, o Canela Preta. Contudo, a Hucitec Editora tem um conselho editorial que está responsável pela publicação das obras e que também escolherá os exemplares que serão publicados. Os critérios que serão utilizados nessa peneira são:
- Diversidade de temas,
- Áreas de conhecimento,
- Gênero de autores/autoras
- Regiões do Brasil
Por fim, Roger Machado explicou sobre os objetivos e como funcionará o projeto que ainda neste ano de 2020 terá o lançamento de cerca de dez livros.
“Em 5 anos este projeto planeja lançar 10 livros de autores Negros e Indígenas por ano. Neste momento o corpo científico composto por professores de 5 diferentes estados do Brasil está recebendo e selecionando as produções para análise e posterior publicação. Queremos expandir nossa rede de captação destas obras. Para o próximo ano a ideia é lançarmos um edital, porém para publicação ainda este ano, não conseguiremos”, concluiu.
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook