Cruzeiro

Rômulo, novo reforço do Cruzeiro, já recusou Copa do Mundo pela Itália e não joga há nove meses

Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Mesmo após o técnico do Cruzeiro, Felipe Conceição, ter declarado que o elenco estava “fechado” para a disputa do Campeonato Mineiro, o time celeste surpreendeu e anunciou, nesta sexta-feira (26), a contratação do volante e lateral-direito Rômulo, de 33 anos. E o novo reforço celeste é versátil também na nacionalidade.  

Brasileiro e italiano, o jogador já, inclusive, defendeu as cores do país que deu origem ao seu novo clube – o Cruzeiro foi criado por italianos. Uma coincidência ou não, Rômulo foi contratado pelo clube logo no ano do centenário da Raposa, temporada também em que as raízes italianas foram celebradas.  

Quanto a camisa da Seleção Italiana, Rômulo a vestiu e defendeu em 2014. Mas ainda naquele ano o jogador negou defender as cores italianas. O “não” do brasileiro ao treinador Cesare Prandelli, a frente da seleção naquela época, se deu por problemas físicos, um quadro de pubalgia. Rômulo, então, teve o pedido acatado e ficou de fora da lista final para a disputa da Copa do Mundo pela Itália naquele ano. Apesar disso, na ocasião, ele não se mostrou arrependido. 

Em entrevista ao SporTV na época, Rômulo disse ter ficado feliz em falar a verdade. Ele, inclusive, até já pensava em defender a Seleção Italiana novamente em uma outra oportunidade, na Eurocopa de 2016 e o Mundial de 2018, o que não aconteceu. 

— Fiquei feliz por ter falado a verdade, admitir que não estava 100% fisicamente, mas tenho certeza que ganhei bastante credibilidade com o Prandelli, ele mesmo falou isso. Agora o foco passa a ser a Eurocopa e, depois, já o Mundial de 2018 —, disse Rômulo na época. 

Apesar de ter dito “não” após já estar treinado com a Seleção Italiana, a convocação para defender a Azurra foi emocionante. Segundo relatos de Rômulo à espn, na ocasião, o segurança do Verona, time que defendia na época, o chamou no estádio e disse que Prandelli queria falar come ele. “Eu não sabia de nada de convocação e achei que fosse uma brincadeira. Até dei risada e estranhei”.

A emoção foi enorme durante todo o caminho até os camarotes para conversar com o comandante da seleção.

— Prandelli me disse: ‘Quero te chamar para a Copa do Mundo. Só preciso saber de uma coisa: se eu te convocar, você vai ficar feliz profissionalmente ou orgulhoso em defender um país como a Itália? Eu disse: ‘Ficarei muito orgulhoso em defender as cores da Itália’. Ele respondeu: ‘Era isso que eu queria ouvir. Você está convocado, nos vemos em poucos dias.

Logo depois, a emoção foi ainda maior. Conforme contou Rômulo, ele foi, em seguida, para banheiro do estádio e chorou de alegria antes de contar a notícia para os familiares.

SEM JOGAR HÁ… 

Rômulo chega ao Cruzeiro de surpresa, mas ele estava sem clube já algum tempo. Desde o fim de seu empréstimo ao Brescia, da Itália, pelo Genoa, em junho de 2020, o jogador estava longe dos gramados e da pelota. Já se passaram cerca de nove meses, e só agora ele terá a oportunidade de voltar a entrar em campo. 

Antes disso, alguns clubes brasileiros chegaram a procurar o jogador, bem como times da Itália.

CARREIRA ‘ITALIANA’ 

Nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Rômulo construiu quase toda a sua carreira na Itália, e isso não por ter defendido a Seleção Italiana. Ele, que começou a trajetória nos gramados no Juventude, em 2007, passou pelo Metropoliano (2008), Chapecoense (2009) e Santo André (2009 e 2010) até chegar no Cruzeiro, onde permaneceu entre 2010 e 2011. 

Logo depois, seguiu para o Athetico-PR (2011) e depois disso só retornou ao Brasil agora, dez anos depois, para defender o Cruzeiro novamente. Desde então, ele defendeu inúmeros times italianos: Fiorentina (2011-2013), Hellas Verona (2013 e 2014), Juventus (2014 e 2015), Hellas Verona novamente (2015-2018), Genoa (2018 e 2019), Lazio (2019), Genoa novamente (2019) e Brescia (2019 e 2020). 

Nas últimas temporadas na Itália, Rômulo, que prefere jogar com o pé direito, atuou em 91 jogos, marcou 5 gols e deu 11 assistências. Segundo dados do site de estatísticas SofaScore, nesse período, foram 106 passes decisivos, 23% de acerto em cruzamentos, 129 desarmes, 65% de acerto em dribles (116/178) e dois erros defensivos. 

O BOM FILHO A CASA TORNA? 

Rômulo já defendeu as cores do Cruzeiro em outra oportunidade. Esse é o seu retorno após cerca de 10 anos. Ele defendeu a camisa celeste entre 2010 e 2011. Na época, ele conquistou até título com a Raposa – o Campeonato Mineiro de 2011 –, porém, a passagem foi “curta”. 

Rômulo defendeu o Cruzeiro em 19 partidas Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Rômulo estreou pelo Cruzeiro contra o Fluminense, em julho de 2010, na vitória celeste por 1 a 0. A despedida na ocasião se deu diante do Tupi em março de 2011 no empate por 0 a 0.Ao todo, foram 19 jogos com a camisa celeste, sendo 16 deles como titular, e apenas um gol marcado. Cartão? Foram muitos: cinco amarelos. Apesar disso, não foi expulso em nenhuma ocasião. 

Confira alguns lances de Rômulo pelo Cruzeiro, na postagem feita pelo Cruzeiro: 

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo