Automobilismo

Rubens Barrichello garante pole em novo formato de classificação na Stock Car

“O vovô tá on!”. Aos 49 anos de idade, Rubens Barrichello marcou sua 13ª pole na Stock Car e ruma para sua 17ª vitória na categoria, a sétima em Goiânia.

Foto: Divulgação / Stock Car - Duda Bairros / Marcelo Machado de Melo

O número 111 do grid da Stock Car, Rubens Barrichello garantiu a pole position na classificação deste sábado, 19, em Goiânia, e largará da primeira posição na segunda etapa da temporada. Com o tempo de 50s111 no anel externo do circuito, o experiente piloto ex-Fórmula 1 conquistou o melhor tempo do dia, continuando a boa forma do primeiro treino livre.

                 
Rubens Barrichello com o troféu de volta mais rápida (Divulgação / Stock Car / Foto: Duda Bairros / Marcelo Melo)
Rubens Barrichello voltou ao topo depois do revés em Interlagos (Divulgação / Stock Car / Foto: Duda Bairros / Marcelo Melo)

A classificação deste sábado estreou um novo formato no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Ao invés de lançar todos os carros ao mesmo tempo na pista, os pilotos são liberados em grupos, considerando a ordem inversa da tabela do campeonato: os últimos colocados saem primeiro, e os líderes são os últimos a entrarem na pista. Todos os carros só poderiam dar cinco voltas: uma de aquecimento, três voltas rápidas, e uma de retorno aos boxes.

Saindo logo no primeiro grupo depois de não terminar a corrida de duplas que abriu a temporada, o piloto da Full Time Sports já marcou o tempo a ser batido após a saída de seu grupo da pista: 50s111. Depois dos 33 carros marcarem seus tempos (Daniel Serra não participou da classificação), Barrichello continuou liderando, com mais de 0s1 de vantagem para o segundo colocado, o argentino Matías Rossi (50s256).

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook
+ Fórmula 4 Brasil apresenta grid para temporada de estreia

A Toyota dominou a classificação em Goiânia, com os quatro melhores tempos sendo feitos no Corolla. Depois de Barrichello e Rossi, César Ramos (50s267) e Ricardo Zonta (50s276) formam a segunda fila. O melhor Chevrolet na largada deste domingo, 20, será o de Julio Campos (50s331). Já na competição entre os estreantes, o primeiro nome que surge é o de Gianluca Petecof (50s795), de 19 anos, que marcou o 24º melhor tempo. O líder do campeonato, Gabriel Casagrande (50s448), fez o 12º tempo.

Carro 111 de Rubens Barrichello (Divulgação / Stock Car / Foto: Duda Bairros)
Tempo de 50s111 foi o mais rápido na classificação no carro número 111 (Divulgação / Stock Car / Foto: Duda Bairros)

Essa é a 13ª pole position de Rubens Barrichello na Stock Car e pode chegar ao número de 17 vitórias na categoria aos 49 anos. Se o fizer, também marcará o número de sete vitórias só em Goiânia, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A largada da corrida 1 está marcada para o domingo, às 15h10.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo