Esportes olímpicos

Russa e holandesa quebram recordes na patinação artística e velocidade

Kamila Valieva e Ireen Wüst fizeram história nas Olimpíadas de Inverno em Pequim.

Foto: Divulgação / Olympics

Kamila Valieva, do Comitê Olímpico Russo, e Ireen Wüst, da Holanda, foram parte da história do sexto dia de competições nas Olimpíadas de Inverno de Pequim. A russa, na patinação artística, comandou o ouro de seu país e a holandesa quebrou um recorde que rompe as barreiras do inverno chinês.

Kamila Valieva em apresentação de programa curto no gelo (Divulgação / Olympics)
Kamila Valieva dominou as apresentações femininas, vencendo com sobras suas provas (Divulgação / Olympics)

Com apenas 15 anos de idade, Kamila Valieva já era favorita num cenário de competições comuns na patinação artística, sendo a atual recordista mundial para pontuação total, programa curto e patinação livre. Como se não fosse o suficiente para superar suas adversárias, a jovem Valieva foi a primeira mulher na história a executar um salto quádruplo nos Jogos Olímpicos. A russa executou não só um, como dois saltos com quatro voltas, e caiu na terceira tentativa de execução.

Valieva terminou sua atuação com 30 pontos de vantagem para Kaori Sakamoto, a segunda colocada na patinação livre individual feminina. A atuação sobrenatural da russa, não só na patinação livre, mas também no programa curto (que venceu quase quebrando o recorde da prova – que também é seu), garantiu ao Comitê Olímpico Russo o ouro no evento por equipes.

Ireen Wüst pulando no lugar mais alto do pódio (Divulgação / Ireen Wüst)
Ireen Wüst é a patinadora com mais medalhas da história (Divulgação / Ireen Wüst)

Saindo da juventude russa, a experiente e vencedora Ireen Wüst foi a campeã dos 1500m de patinação de velocidade feminina, com a japonesa recordista mundial Miho Takagi com a prata, e a compatriota de Wüst, Antoinette de Jong fechando o pódio. Além do ouro, Ireen Wüst também marcou um novo recorde olímpico, com 1:53.28.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.
+ Russo é ouro no esquiatlo nas Olimpíadas de Inverno; brasileiro não completa

O ouro com um tempo de recorde olímpico gerou também outra marca para a carreira de Wüst e para todo o esporte. A holandesa foi a primeira atleta, entre homens e mulheres, e entre as Olimpíadas de Verão e Inverno, a conquistar uma medalha de ouro em cinco edições olímpicas diferentes em esportes individuais. Sua primeira medalha olímpica foi o ouro nos 3000m em Turim, nas Olimpíadas de 2006. Agora, são 12 medalhas, sendo seis de ouro, cinco de prata e apenas um bronze.

Max Parrot comemora com a bandeira do Canadá (Divulgação / Team Canada)
Max Parrot conquistou sua segunda medalha olímpica, após a prata em 2018, na Coreia do Sul (Divulgação / Team Canada)

Outra história do dia foi no Snowboard Slopestyle masculino, que terminou com o canadense Max Parrot com a medalha de ouro. Su Yiming, chinês de apenas 17 anos, foi o segundo; Marc McMorris, também do Canadá, fechou o pódio com o bronze. Parrot, além de levar um ouro, marcou sua volta as Olimpíadas após descobrir e tratar um câncer em 2019.

A próxima aparição do Time Brasil em Pequim é na manhã da terça-feira, 8. A partir das 5h, Jaqueline Mourão e Eduarda Ribeira competem na classificação do Esqui Cross Country feminino. Pouco depois, com início marcado para as 5h50, Manex Silva vai para a classificação do Esqui Cross Country masculino.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo