Kamila Valieva, do Comitê Olímpico Russo, e Ireen Wüst, da Holanda, foram parte da história do sexto dia de competições nas Olimpíadas de Inverno de Pequim. A russa, na patinação artística, comandou o ouro de seu país e a holandesa quebrou um recorde que rompe as barreiras do inverno chinês.

Com apenas 15 anos de idade, Kamila Valieva já era favorita num cenário de competições comuns na patinação artística, sendo a atual recordista mundial para pontuação total, programa curto e patinação livre. Como se não fosse o suficiente para superar suas adversárias, a jovem Valieva foi a primeira mulher na história a executar um salto quádruplo nos Jogos Olímpicos. A russa executou não só um, como dois saltos com quatro voltas, e caiu na terceira tentativa de execução.
Valieva terminou sua atuação com 30 pontos de vantagem para Kaori Sakamoto, a segunda colocada na patinação livre individual feminina. A atuação sobrenatural da russa, não só na patinação livre, mas também no programa curto (que venceu quase quebrando o recorde da prova – que também é seu), garantiu ao Comitê Olímpico Russo o ouro no evento por equipes.

Saindo da juventude russa, a experiente e vencedora Ireen Wüst foi a campeã dos 1500m de patinação de velocidade feminina, com a japonesa recordista mundial Miho Takagi com a prata, e a compatriota de Wüst, Antoinette de Jong fechando o pódio. Além do ouro, Ireen Wüst também marcou um novo recorde olímpico, com 1:53.28.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
+ Russo é ouro no esquiatlo nas Olimpíadas de Inverno; brasileiro não completa
O ouro com um tempo de recorde olímpico gerou também outra marca para a carreira de Wüst e para todo o esporte. A holandesa foi a primeira atleta, entre homens e mulheres, e entre as Olimpíadas de Verão e Inverno, a conquistar uma medalha de ouro em cinco edições olímpicas diferentes em esportes individuais. Sua primeira medalha olímpica foi o ouro nos 3000m em Turim, nas Olimpíadas de 2006. Agora, são 12 medalhas, sendo seis de ouro, cinco de prata e apenas um bronze.

Outra história do dia foi no Snowboard Slopestyle masculino, que terminou com o canadense Max Parrot com a medalha de ouro. Su Yiming, chinês de apenas 17 anos, foi o segundo; Marc McMorris, também do Canadá, fechou o pódio com o bronze. Parrot, além de levar um ouro, marcou sua volta as Olimpíadas após descobrir e tratar um câncer em 2019.
A próxima aparição do Time Brasil em Pequim é na manhã da terça-feira, 8. A partir das 5h, Jaqueline Mourão e Eduarda Ribeira competem na classificação do Esqui Cross Country feminino. Pouco depois, com início marcado para as 5h50, Manex Silva vai para a classificação do Esqui Cross Country masculino.
