Em decisão tomada nesta quinta-feira (17), o CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) proibiu a Rússia de participar da Copa do Mundo 2022 e de Tokyo 2020.
O parecer favorável à proibição foi concedido após recurso movido pela agência antidoping local. A exclusão será válida até o dia 16 de dezembro de 2022.
Em Tokyo 2020, atletas russos poderão participar dos Jogos utilizando equipes e uniformes neutros, sem qualquer identificação com o país russo.
No futebol, a seleção russa poderá jogar a Eurocopa 2020 pois a competição de futebol europeia entre seleções, assim como a UEFA Champions League, não são considerados “grandes eventos” pela WADA.
Este é o desfecho de uma situação que estava sendo arrastada desde 2015, quando a WADA revelou que diversos atletas, técnicos, oficiais de controle, dirigentes e até membros governamentais alteraram dados de laboratório sem autorização.
Evidências falsas foram plantadas e arquivos fundamentais para a descoberta da fraude apresentando casos de doping foram apagados, segundo o relatório de 323 páginas da WADA.
A FIFA ainda avaliará se atletas russos poderão disputar a Copa do Mundo de 2022 jogando em outras seleções.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)