Após a saída da elite do surf mundial, Samuel Pupo venceu a etapa de Gold Coast, na Austrália, da Challengers Series. Na madrugada de sexta para sábado, o brasileiro fez uma grande classificação e chegou até a grande final para derrotar o havaiano Imaikalani deVault.
O brasileiro foi cinco vezes para as águas e conseguiu duas boas notas a partir da reta-final da bateria. A estreia na Austrália veio com uma nota de 6,33, seguida de um 0,50, mas que não entraram na somatória após uma evolução com 7,67 + 7,43 e chegando a 15,1. Em compensação, deVault esteve longe da performance ideal e ficou apenas com 7,33 nas notas totais.
Durante o dia, Samuel Pupo abriu as oitavas de final com vitória contra o compatriota Edgard Groggia, passou pelo francês Couzinet nas quartas e bateu Crosby Colapinto nas semifinais.
A próxima etapa acontece novamente na Austrália, em Sidney, entre os dias 17 a 24 de maio. Com a vitória na estreia da temporada, Samuel Pupo ganhou pontos importantes para buscar uma vaga na elite do surfe mundial.