São Paulo

Sub-17: São Paulo bate Bahia e encaminha classificação no Brasileiro

Miguel Schincariol / saopaulofc.net

O São Paulo recebeu o Bahia, nesta quinta-feira (17), às 15h30, no Estádio Marcelo Portugal Gouvêa, no CFA Laudo Natel, pelo Brasileirão sub-17 e com gols de Mateus Amaral e Caio Matheus, o tricolor paulista levou a melhor e venceu por 2 a 0.

O São Paulo trabalhou nos bastidores para contar com o zagueiro Ythallo, o meia Rodriguinho e o atacante Caio para a partida decisiva da fase inicial, já que os três se apresentam ainda hoje para a Seleção Brasileira da categoria. De última hora, o técnico Menta perdeu Rodriguinho, que sentiu dores no joelho e não foi relacionado. Com isso, o meia Mateus Amaral, que também tem suas convocações para a Seleção, assumiu a camisa 8 do tricolor.

A partida foi de domínio absoluto do São Paulo sub-17, mas a falta de pontaria deixou a torcida, que acompanhava a transmissão pela internet, um pouco tensa. Ao todo foram 15 chutes do São Paulo, mas só três com a direção do gol. Antes do gol de Mateus Amaral sair, aos 42′, o São Paulo chegou com perigo à meta do tricolor baiano sete vezes, mas o goleiro Gabriel só precisou defender um chute, de Luizinho, que pegou a sobra de Caio e bateu forte, na pequena área, para um milagre do arqueiro adversário.

Aos 42′, Mateus Amaral recebeu de João Moreira, que vem atuando improvisado na lateral-esquerda e finalizou bem, de dentro da área, para abrir o placar.

Na volta para o segundo tempo o cenário não mudou, o São Paulo sub-17 seguiu com domínio total do jogo e aparecendo muito bem, apostando na velocidade de Newerton, Caio e Luizinho, além da boa construção de jogada pelos lados com Kayque e Moreira e Mateus Amaral organizando o meio de campo. O time da casa pressionava a saída de bola do Bahia e impedia qualquer criação dos visitantes.

Newerton na cobrança de escanteio pelas lentes de Miguel Schincariol / saopaulofc.net

Aos 7′, o São Paulo sub-17 teve uma chance incrível de ampliar: Newerton recebeu pelo lado esquerdo, cortou a marcação e cruzou na segunda trave, Kaiky, artilheiro do time no sub-15, que busca reencontrar seu espaço na equipe, cabeceou praticamente dentro do gol, mas a bola bateu no chão e subiu demais.

O ritmo da partida diminuiu, mas o São Paulo não parou de criar. Aos 21′ o chute de Luizinho foi de fora da área e passou muito perto, assustando o goleiro Gabriel, mas apenas cinco minutos mais tarde, Kayque Ryann recuperou a bola na defesa e tocou para o camisa 10, que limpou a marcação com estilo e fez o lançamento pra Caio, o artilheiro do São Paulo na temporada partiu em velocidade, ganhou da marcação e não perdoou, dando números finais à partida. Com o gol marcado hoje, Caio deixa Rodriguinho para trás na artilharia tricolor, com cinco gols, o companheiro de time tem quatro.

+ Tem made in cotia na zaga da Seleção Olímpica. Você conhece?

O São Paulo sub-17 ainda teve ao menos duas grandes chances de ampliar o marcador, ambas criadas em roubadas de bola no campo de ataque. Primeiro Luizinho quem roubou a bola da defesa, tabelou com Mateus Amaral e de dentro da área tentou colocar no canto e jogou pra fora. Em seguida, o São Paulo roubou a bola após a cobrança de um tiro de meta curto, Kaiky Carvalho chegou batendo de chapa, mas a bola passou por cima do gol.

O Bahia sub-17 só conseguiu levar verdadeiro perigo já no finalzinho da partida, em grande participação de Thiago, que avançou pelo lado esquerdo do ataque e bateu na rede pelo lado de fora.

Com a vitória, o São Paulo chega a 14 pontos no Brasileirão sub-17, ainda não garante a vaga na próxima fase, mas chega a segunda colocação e descola do Bahia, que agora está quatro pontos atrás do tricolor paulista e é o primeiro time fora da zona de classificação.

Como esse foi o único jogo do dia no campeonato, o São Paulo ainda pode voltar ao terceiro lugar, caso o Palmeiras vença o América-MG no dia 19 e o Bahia pode ver a vaga ainda mais distante se o Cruzeiro vencer o Ceará no mesmo dia. O Grêmio também está na briga e pode empatar com o tricolor baiano se vencer o Botafogo, também no dia 19.

Na próxima rodada, o São Paulo sub-17 visita o Ceará sub-17, no dia 29/06, às 15h e o Bahia recebe o Botafogo às 16h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo