São Paulo

São Paulo e Palmeiras já se enfrentaram na Copa do Brasil em duas edições; relembre os confrontos

São Paulo nunca foi eliminado pelo Palmeiras na competição (Foto: Divulgação / saopaulofc.net)

Tricolor defende o tabu de nunca ter sido eliminado pelo Verdão na competição

Foto: Divulgação / saopaulofc.net

Nesta quarta-feira (5), São Paulo e Palmeiras se enfrentam no Morumbi, às 19h30 (horário de Brasília) pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O clássico Choque-Rei já aconteceu em outras duas edições, sendo a primeira no ano 2000 e a segunda em 2022. Em 2023, o Verdão tenta quebrar o tabu de nunca ter eliminado o Tricolor em um mata-mata da competição.

RELEMBRE OS CONFRONTOS ENTRE SÃO PAULO E PALMEIRAS PELA COPA DO BRASIL

A primeira vez que São Paulo e Palmeiras se encontraram na história da Copa do Brasil foi em 2000, pela quarta fase da competição. De um lado, estava o São Paulo, campeão paulista daquele ano, que contava com nomes como Rogério Ceni, Edmilson, Marcelinho Paraíba, Raí e França, além do técnico Levir Culpi. O adversário era o Palmeiras, campeão da Libertadores no ano anterior, que tinha craques como Marcos, Roque Júnior, Júnior, Euller e Alex, comandados por Luiz Felipe Scolari, o Felipão.

O jogo de ida aconteceu no Morumbi, no dia 24 de junho, e terminou com vitória são-paulina por 2 a 1. Após lindo passe de Raí, França encobriu o goleiro Marcos para abrir o placar no primeiro tempo. O Verdão reagiu na segunda etapa, empatando a partida com Alex, em cobrança de pênalti, e se beneficiando com a expulsão de Belleti, do São Paulo. Mas Raí, após cruzamento de Pimentel, recolocou o Tricolor em vantagem nos minutos finais.

O duelo decisivo foi realizado no antigo Parque Antártica, três dias depois e começou com o volante Vágner abrindo o placar para o São Paulo. Rogério empatou para o Palmeiras ainda na primeira etapa e Raí, de letra, fez seu último pelo Tricolor, recolocando o time em vantagem. Rogério empatou novamente no segundo tempo, de pênalti, mas Sandro Hiroshi fez o terceiro dos visitantes, fechando o placar em 3 a 2 para a equipe do Morumbi e eliminando o Alviverde em seu estádio.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

O Choque-Rei voltaria a acontecer na Copa do Brasil 22 anos depois, pelas oitavas de final. O São Paulo, do técnico Rogério Ceni, tentava acabar com a invencibilidade de 19 jogos do Palmeiras, de Abel Ferreira, além de superar o trauma da final do Campeonato Paulista, quando o Tricolor venceu a ida por 3 a 1 e sofreu uma goleada na volta, por 4 a 0.

O primeiro jogo foi realizado no Morumbi, em 23 de junho de 2022, três dias após uma virada histórica do Alviverde sobre o Tricolor, nos acréscimos, pelo Brasileirão. Mas com gol de Patrick, na etapa inicial, o São Paulo venceu por 1 a 0, superou a desconfiança e saiu em vantagem para a partida de volta, no Allianz Parque.

No dia 14 de julho, o ocorrido na final do campeonato estadual estava se repetindo quando Piquerez e Raphael Veiga, em apenas 15 minutos, abriram 2 a 0 e acabaram com a vantagem adversária. Mas no segundo tempo, o camisa 23 do Alviverde desperdiçou um pênalti e, na sequência, aconteceu um lance que gera reclamações da torcida palmeirense até hoje.

Calleri, em posição duvidosa não checada pelo VAR, recebeu lançamento no ataque e sofreu pênalti, que foi convertido por Luciano, igualando o placar agregado e levando a decisão para a marca da cal. Com o goleiro Jandrei defendendo duas cobranças, o São Paulo venceu a disputa por 4 a 3 e eliminou o Palmeiras na arena do rival.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo