Nesta quinta-feira (6), o São Paulo estreia na Copa Sul-Americana, às 21h (horário de Brasília), no Estádio José Dellagiovanna, diante de um velho conhecido: o Tigre. A equipe de Buenos Aires foi adversária do Tricolor na icônica decisão do torneio em 2012, na qual os brasileiros venceram por 2 x 0 na etapa inicial e ficaram com o troféu após grande confusão que foi até os vestiários e um segundo tempo que não aconteceu por desistência dos argentinos.
Torcedores do Tigre não se conformam com aquela derrota até hoje e o tão aguardado reencontro com o São Paulo é a chance perfeita para vencer e superar o revés sofrido há quase uma década. Já os são-paulinos mais supersticiosos apostam na chance de “quebrar a maldição” da “final que não terminou”, já que após aquele dia, o Tricolor viveu um grande jejum de títulos e acumula eliminações vexatórias, além de crises internas. Fato é que muitas coisas mudaram desde aquele 12 de dezembro de 2012, no Morumbi.
Único remansecente daquela final, Rogério Ceni, que na época era goleiro do São Paulo, hoje é o treinador da equipe e estará à beira do campo na partida de logo mais. Já o atacante Lucas Moura, grande protagonista do Tricolor na conquista da Sul-Americana, hoje joga pelo Tottenham (ING), após passagem pelo Paris Saint-Germain (FRA), clube ao qual havia sido vendido quando se despediu do futebol brasileiro.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Desde o título internacional, o São Paulo ficou sem levantar um troféu até 2021, quando conquistou o Paulistão e finalmente qubrou o jejum. Depois disso, o time disputou a final do estadual novamente, em 2022, e da Copa Sul-Americana do mesmo ano, ficando com o vice-campeonato em ambas as oportunidades.
Já o Tigre, após a perda da competição no Morumbi, esteve presente na Copa Libertadores pela primeira vez em 2013, chegando até as oitavas de final. A equipe só voltou a disputar a Glória Eterna em 2020, após vencer a Copa da Superliga da Argentina em 2019, ano em que também foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Argentino. O clube voltou à elite em 2022 e retorna à Copa Sul-Americana, competição que não participava desde 2015.
O sentimento de rivalidade que cresceu com o último encontro faz com que ambas as equipes cheguem motivadas para o embate. O São Paulo, bastante desfalcado, quer a vitória para iniciar bem e dar uma resposta ao torcedor após ser eliminado pelo Água Santa no Paulistão. Para o Tigre, que joga diante de sua torcida, a partida é encarada como uma “revanche” e o triunfo vale muito mais que três pontos.