Z - Futebol Agência ENM

São Paulo enfrenta histórico negativo em finais recentes no Paulistão

Rubens Chri / saopaulofc.net

Com a classificação para a final do Campeonato Paulista, o São Paulo irá enfrentar o Palmeiras pelo título estadual. O primeiro confronto acontece nesta quinta-feira (20) no Allianz Parque às 22:00 e a grande decisão no domingo(23), no Morumbi às 16:00.

O Tricolor aposta no estadual para acabar com o árduo jejum de títulos que perdura desde 2012 quando o time conquistou a Copa Sul-americana. De lá até hoje, o clube não conseguiu nenhum título. Em relação ao estadual o jejum é maior, o último conquistado foi o de 2005.

Todavia, este não foi um decidido em uma grande final contra um rival ou time interiorano que fez boa campanha. Em 2005, o São Paulo foi campeão ao ser o melhor time em 19 partidas de pontos corridos.

Foram 14 vitórias, três empates e apenas duas derrotas com resultados notáveis como: 3 a 0 sobre o Palmeiras, 3 a 1 sobre o Corinthians e uma virada histórica contra o São Caetano por 4 a 3. O jogo que culminou o título foi o empate por 0 a 0 contra o Santos em jogo que ficou marcado por expulsões e a mudança do local da partida para Mogi-Mirim por parte da diretoria santista. Confira aqui tudo sobre o título.

Em finais diretas, o São Paulo venceu o Paulistão pela última vez em 2000. Na ocasião, o Tricolor bateu o rival da baixada santista, o Santos na ida por 1 a 0 e na volta o empate por 2 a 2 garantiu o 20º título estadual ao clube. Ambas as partidas foram disputadas no Morumbi.

Desde então, o São Paulo amarga vices em decisões diretas e tem o Corinthians como maior algoz. Foram duas ocasiões onde enfrentou o rival alvinegro e perdeu as duas: em 2003 e 2019. Além disso, também foi vice em 2006 para o Santos, mas o torneio era disputado em pontos corridos.

Agora, o São Paulo tem o Paulistão como foco para sair desta fase negativa na sua história. O clube tem até poupado na Libertadores para a disputa do campeonato estadual. Internamente é tratado como uma Copa do Mundo que pode melhorar o clima com a torcida e aliviar a pressão por um título.

Para isso, o Tricolor tem que espantar os fantasmas em jogos decisivos que assolam a torcida nos últimos anos.

 Para saber tudo sobre o Paulistão, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo