O São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 6, a parceria com a socios.com, plataforma responsável pelo Fan Token, criptomoeda dos times de futebol. Com o ativo virtual, os torcedores podem resgatar diversas recompensas relacionadas ao clube, assim como ter voto em variados assuntos, como ações pontuais, homenagens, mensagens, música no estádio, entre outros.
Como parte do contrato, o Fan Token do São Paulo será estampado na camisa do clube, como um ato promocional da ação. O contrato com a empresa tem duração de cinco anos, ou seja, até outubro de 2026. Atualmente, além de quatro clubes no Brasil, a Chiliz, através da socios.com, trabalha com 70 agremiações do mundo inteiro, incluindo gigantes europeus, como Manchester City, PSG e Juventus.
No Brasil, o tricolor é o quarto clube a embarcar na parceria, Atlético-MG, Corinthians e Flamengo foram anunciados anteriormente. Os dois primeiros já lançaram suas criptomoedas com sucesso, vendendo todas as unidades e gerando uma renda de US$ 850 mil para cada clube, correspondente a 50% do valor total transacionado. Ao todo, foram colocadas a venda 1,7 milhões de Fan Tokens, 850 mil de cada clube, porém há milhões a serem emitidos. Em entrevista na Fuh TV, o diretor do Mercado Bitcoin, que transaciona as criptomoedas, revelou que cerca de 20 milhões de unidades do Fan Token serão emitidas.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Repetindo as ações anteriores da empresa, as moedas do São Paulo devem ser vendidas por US$ 2 cada e 850 mil unidades devem ser disponibilizadas na abertura. O diretor do Mercado Bitcoin Fabrício Tota explicou na Fuh TV como funciona a valorização das moedas, você pode ver a íntegra da entrevista aqui. Segundo Fabrício, as moedas passam a ser valorizadas de acordo com as ações que o clube promove para seus detentores, assim como com as especulações e possibilidades que surgem.
Como exemplo, o diretor citou Manchester City e PSG. O primeiro viu o valor da sua criptomoeda subir 40% por conta da possibilidade da contratação de Cristiano Ronaldo, mas o preço despencou depois que o português fechou com o rival. O PSG, por outro lado, teve sua moeda extremamente valorizada com a contratação de Lionel Messi, que inclusive, recebeu parte dos seus pagamentos em criptomoedas.
O presidente do São Paulo, Julio Casares, comemorou a parceria e o reconhecimento do São Paulo como uma marca global:
– É muito gratificante termos Socios.com como nossos parceiros e, sem dúvida, é mais uma prova de que o nosso Tricolor é amplamente reconhecido como uma marca global. Além disso, a entrada do São Paulo em um universo em franca expansão é mais uma iniciativa que demonstra o protagonismo que queremos de volta ao clube que, passo a passo, vamos conseguir chegar lá
O CEO da Chiliz e da socios.com, Alexandre Dreyfus, também celebrou o acordo e disse que se sente privilegiado de contar com o São Paulo entre os seus parceiros:
– São Paulo é um grande nome do futebol, não só no Brasil, mas em todo o mundo e é nosso privilégio recebê-los a bordo. Mal podemos esperar para começar e estamos ansiosos para criar história com seus fãs apaixonados