Nesta sexta-feira, 14, o Ajax anunciou a saída de David Neres para ao Shakhtar, da Ucrânia. O atacante será vendido pelo valor de 15 milhões de euros e por conta disso o São Paulo também serão beneficiado.
O Tricolor do Morumbi por ser o clube formador do atleta, levará 3% dos valores da transferência. Isso ocorre por conta de uma regra da FIFA para que incentivar os clubes formadores.
Assim, o São Paulo lucra cerca de R$ 2 milhões por conta da transferência do jogador. David Neres foi do São Paulo de 2013, até 2016 quando foi vendido ao futebol holandês.
No Ajax, iniciou bem sua caminhada mas acabou perdendo espaço com a chegada de Antony, que hoje é o titular. Na época da primeira transferência, os valores em euros foram iguais, 15 milhões, que na cotação da época valiam cerca de R$ 50 milhões.
Agora, tenta recuperar o futebol e a titularidade no futebol ucraniano. Antes disso, o jogador chegou a ser especulado no mercado chinês, mas o negócio acabou não avançando e o atleta permaneceu no Ajax.