Seleção Brasileira

Seleção encurta distância para Ancelotti; Favorito é descartado pela CBF

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid
Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid

A busca por um novo treinador da Seleção Brasileira pode estar entrando em sua reta final. Nesta quinta-feira (9), segundo informações divulgadas pelo Globoesporte, Carlo Ancelotti, encurtou a distância para a Confederação Brasileira de Futebol e acenou positivamente para a possibilidade de assumir o comando da Amarelinha.

As tratativas ainda não foram iniciadas mas o aceno é visto como um avanço importante, tendo em vista dos rumores que rondam a vaga deixada por Tite em Janeiro. Carlo Ancelotti é apontado como o nome ideal para assumir o Brasil nesse novo ciclo de Copa, e coincidentemente, seu perfil de disciplinador e vitorioso vai de encontro ao que Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, deseja.

Para o italiano, a Seleção Brasileira será uma espécie de ‘última dança’ na sua vitoriosa carreira. Em diversos momentos, Ancelotti já admitiu ter o desejo de treinar uma Seleção em Copas do Mundo, mas a permanência de Roberto Mancini no comando da Itália frustrou seus planos de comandar seu país natal. A Canarinho surge como plano B, e que se tornaria, a grande aposta da carreira.

Inicialmente, Ednaldo Rodrigues havia rejeitado a hipótese de esperar um treinador terminar o atual trabalho para assumir a Seleção. Em março, o Brasil tem dois compromissos na Data FIFA e poderá usar algum treinador interino caso não encontre um comandante titular. O técnico da equipe Sub-20, Ramon Menezes, deve assumir a missão.

Porém, tudo mudou com o desenrolar da sondagem feita pela própria CBF ao italiano. Ronaldo Fenômeno tem participado das tratativas e feito a ponte entre o treinador, que é responsável por negociar seus próprios contratos e Ednaldo Rodrigues. Em informação confirmada pelo Esporte News Mundo, o presidente da CBF se encontrará com Florentino Pérez, seu par no Real Madrid, para checar a possibilidade de ter Ancelotti.

O treinador tem contrato com o Real Madrid até 2024, e já acenou que não negociará com ninguém sem antes ter comunicado o clube. Segundo fontes de dentro da CBF, o italiano fez poucas exigências aos brasileiros mas entre elas estavam; Esperar o término da temporada europeia atual e convencer o Real de uma rescisão amigável.

A pressa pela negociação com o Ancelotti também ganha pressão vinda de um outro favorito da CBF. Segundo informações da jornalista Marilia Ruiz, Jorge Jesus, treinador do Fenerbahçe, já comunicou seu empresário que não permanecerá no clube após a temporada atual. A Turquia foi de difícil adaptação para o português e sofreu na segunda feira (6) dois terremotos de 7.8 e 7.5 de magnitude que devastaram a região central do país.

Com as situações expostas, Ednaldo Rodrigues garantiu que a CBF tem a procura por um novo treinador sob o controle, “Tenho sido alvo de muitas perguntas, ouvimos muitas situações que sequer passam pela CBF. O tema está bem sob domínio, sob controle, respeitamos aqueles que possam estar trabalhando na CBF no futuro, mas estamos respeitando seus clubes, seus contratos. No que pese que está passando o tempo, porque sabemos da data FIFA em março, que vamos ter jogos”, afirmou o mandatário ao globoesporte.

Favorito é descartado

Abel Ferreira na entrevista pré-Supercopa do Brasil / Getty images

Na busca por um treinador, o nome de Abel Ferreira foi praticamente cortado da lista de possíveis alvos da CBF para o cargo de comandante da Seleção. O estopim para tal decisão foi a postura do português na Supercopa do Brasil, onde pela sexta vez desde que chegou ao Palmeiras, o técnico foi expulso por esbravejar na beira do campo.

Abel era visto como um dos nomes fortes na corrida para a Seleção, principalmente, pelo trabalho desenvolvido nesses quase três anos a frente do alviverde. Muito bem avaliado futebolisticamente, o comandante tem o apoio da opinião pública e de parte dos dirigentes da CBF.

Esse é o segundo nome que sofre descarte pela CBF na corrida para a vaga de treinador da Seleção Brasileira. O primeiro foi o francês Zinédine Zidane que, segundo a imprensa inglesa, rejeitou a hipótese de assumir o comando do Brasil diante da possibilidade de substituir Christophe Galtier no Paris Saint-Germain.

“Não vamos escolher na pressão. As Eliminatórias começam em junho. Trabalhamos com pés no chão para acertarmos. Para que os profissionais escolhidos cumpram seu ciclo e não seja apenas eventual treinador que seja interino”, afirmou Ednaldo Rodrigues.

Tite curte as férias

MONTEVIDEO, URUGUAY – NOVEMBER 17: Tite head coach of Brazil adjusts his protective mask before a match between Uruguay and Brazil as part of South American Qualifiers for World Cup FIFA Qatar 2022 at Centenario Stadium on November 17, 2020 in Montevideo, Uruguay. (Photo by Raúl Martínez – Pool/Getty Images)

Se para a CBF a procura por um novo treinador está tirando o sono de seus dirigentes e deixando a opinião pública mais aflita, o ex-treinador da Seleção Brasileira, Tite, curte as férias com a família e não está preocupado em assumir nenhum trabalho antes do prazo. O técnico confessou a pessoas próximas que não pretende trabalhar até junho.

E isso se reflete nas decisões que Tite tomou nas últimas semanas. Segundo o jornalista, Gabriel Carneiro, do UOL, o comandante histórico do Mundial do Corinthians em 2012, recusou as abordagens da Coreia do Sul e do Equador. O treinador argumentou que pretende usar esse tempo para curtir a família e acelerar o tratamento que faz no seu joelho.

A imprensa equatoriana já havia adiantado que Tite disse ‘Não’ para treinar a Seleção do país e os jornais locais redirecionaram o seu alvo para Dorival Jr, ex-comandante do Flamengo, e que está sem clube desde que deixou a Gávea em dezembro.

Acompanhe essas e outras notícias do Futebol Internacional no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo