Fluminense

Sem competições internacionais, Fluminense tem que mostrar força em disputas nacionais para salvar ano

Foto: JORGE BERNAL/AFP via Getty Images

O milagre que muitos esperavam não aconteceu. Com a eliminação na fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Fluminense não tem mais competições internacionais na temporada. No início, criou-se a expectativa de que o time poderia ir muito além nos campeonatos de fora do Brasil, especialmente na Copa Libertadores. Contudo, mesmo com a contratação de reforços, não foi possível. Diante disso, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil são a realidade do Tricolor. Na última quinta-feira mostrou que pode ser competitivo.

Mesmo não se classificando para a fase de grupos da Libertadores de forma direta, o Fluminense tinha esperanças de avançar. Contra o Millonarios não teve grandes dificuldades e passou. Na fase posterior, por descuido conseguiu deixar a vantagem de dois gols construída contra o Olimpia escapar pelo ralo e acabou sendo eliminado nos pênaltis. Grande decepção. Neste momento, o Flu “perdia” também R$ 10 milhões.

O jeito, então, foi virar a chave. A Copa Sul-Americana seria uma alternativa para justificar o investimento feito com as contratações. Teve um início animador, mas o time já não conseguia mais construir o bom futebol que foi visto na final do Campeonato Carioca diante do Flamengo. Abel Braga pediu demissão para piorar a situação.

+ Atuações: Coletivo do Fluminense brilha, mas é eliminado da Sula; veja as notas

Com isso, Fernando Diniz, com boa relação com torcida e diretoria, chega para consertar o problema. O técnico estreia com vitória diante do Junior Barranquilla e já deu um alívio. Entretanto, empata com Unión, na Argentina, e sem jogar bem. A missão, que já difícil, passou a ser um milagre. O Tricolor conseguiu parte do “milagre” e fez a maior goleada da história da Copa Sul-Americana contra o Oriente Petrolero, mas o empate entre colombianos e argentinos. Uma goleada amarga

Agora, o foco é recuperar o futebol vistoso no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Na disputa por pontos corridos, o Fluminense ainda não encheu os olhos – mesmo com Diniz – mas segue subindo na tabela. Já são duas vitórias consecutivas nos últimos dois jogos. No torneio mata-mata, passou por um susto contra o Vila Nova no primeiro jogo, mas foi eficiente no Serra Dourado para se classificar. Agora, espera o adversário.

A realidade tem que ser aceita pelos torcedores, jogadores e também diretoria. Mostrar força no país pode ser um modo para o Fluminense criar um casco para próxima temporada, pois – apesar de tudo – já mostrou que pode ser competitivo. O novo começo do clube pode começar contra o Flamengo, neste domingo, às 18h, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Nada mais inspirador. Ainda mais embalado pela goleada histórica.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo