Futebol Internacional

Sócios do Barcelona não aprovam retorno de Neymar e estão divididos sobre futuro de Messi, diz pesquisa

Fotos: Buda Mendes/Getty Images, LLUIS GENE/AFP via Getty Images e Divulgação

A maioria dos sócios do Barcelona não aprovam o retorno de Neymar, apoiam o técnico Ronaldo Koeman e estão divididos quanto ao futuro de Messi. É o que revela a pesquisa encomendada pelo “Mundo Deportivo” à empresa de consultoria Time Consultants, divulgada neste domingo, e que entrevistou 220 sócios do clube espanhol.

O levantamento aponta que 50,5% consideram que, “de forma alguma”, o Barça deve considerar recontratar Neymar, enquanto 24,5% se opõem, mas “aceitariam caso as condições econômicas sejam muito boas e a comissão técnica o solicitasse”. Outros 17,7% apoiariam se a transferência fosse sem custos e apenas 5,5% desejam o brasileiro de volta ao Camp Nou “a qualquer preço”.

O Barcelona deve tentar a contratação de Neymar?

Não, de nenhuma maneira50,5%
Não, mas se as condições econômicas são muito boas e a comissão técnica o quiser, eu aceitaria24,5%
Sim, se vier de graça17,7%
Sim, a qualquer preço5,5%
Não sabe/Não quis responder1,8%

Sobre o destino de Messi e a postura que o Barcelona deveria ter para mantê-lo, não há unanimidade. Dos entrevistados, 52,2% afirmaram que o clube deve fazer um esforço para que o argentino fique; Deste percentual, 14,5% diz que é preciso mantê-lo a qualquer custo e 37,7% apoia a permanência do camisa 10, “desde que ele aceite uma redução salarial”. 

+ Veja mais notícias sobre o mercado da bola

Por outro lado, 46,8% dos sócios não fariam qualquer esforço para manter o maior ídolo do clube. Deste percentual, 33,6% afirma que não é necessário tentar a permanência caso Messi quiser sair, enquanto 13,2% não moveria um dedo para facilitar a renovação do craque. A menos de seis meses do fim do contrato com o Barça, o qual termina no dia 31 de junho, Messi já está livre para negociar com qualquer equipe.

Durante a pausa no futebol europeu entre agosto e setembro, o argentino comunicou que queria sair, mas voltou atrás para não entrar em uma disputa judicial com o clube que o revelou.

O Barcelona deve fazer um esforço e manter Lionel Messi?

Sim, a qualquer preço 14,5%
Sim, desde que ele aceite uma redução salarial37,7%
Não, caso ele queira sair33,6%
Nenhum esforço, sua saída facilitaria a renovação da equipe13,2%
Não sabem/Não quiserem responder0,9%

A continuidade de Ronald Koeman, por sua vez, é bem vista entre os sócios. O treinador holandês tem uma rejeição de apenas 17,3%. Dos entrevistados, 34,1% afirmam que ele deve terminar o contrato, enquanto 45,5% dizem que a permanência depende dos planos da próxima diretoria.

As intenções de voto dos sócios para a eleição presidencial do Barcelona, marcadas para o dia 24 de janeiro e outro grande motivadora da pesquisa, ainda não foram divulgadas. Mas há a indicação de quais os perfis dos votantes que reagiram ao eventual interesse do Barça em Neymar.

Os eleitores de Agustí Benedito (66,7%), Víctor Font (55,2%) e Joan Laporta (50,4%) são os que mais se opõem ao retorno do brasileiro ao Camp Nou. Dos que votariam em Emili Rousaud, candidato que se apresenta como favorável a recontratação de Neymar, 28,6% defendem a transferência do jogador a qualquer custo.

+ Veja mais notícias sobre o mercado da bola

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo