Athletico

STJD denuncia Athletico por suposto caso de racismo no jogo contra o Flamengo

Athletico
FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

O Athletico foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo suposto caso de racismo de um torcedor durante a partida contra o Flamengo, na Arena da Baixada, no dia 7, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O julgamento foi marcado para o dia 31 de maio, uma terça-feira, às 10h.

O clube será julgado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode receber uma multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. Segundo o artigo, o clube também poderá perder pontos na competição se a infração for praticada por um “considerável número de pessoas da mesma instituição”. Neste caso, o ato foi praticado e gravado por um torcedor do Furacão. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o torcedor aparece fazendo gestos imitando um macaco em direção à torcida do Flamengo. Vale destacar que o Athletico identificou o homem no dia seguinte e informou que ele não pertencia ao quadro de sócio do clube.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Nesta temporada, a CBF informou que será mais rígida em casos de racismo no futebol brasileiro. Em 2022 foram três casos na Arena da Baixada envolvendo suspeita de racismo. O primeiro aconteceu contra um atleta do Londrina, no Campeonato Paranaense; o segundo contra torcedores do Bahia, pela Copa do Brasil; e o último contra a torcida do São Paulo, pelo Brasileirão. Além disso, no final da Copa do Brasil de 2021, ocorreram duas denúncias contra torcedores do Athletico, por racismo contra a torcida do Atlético-MG.

Diante do ocorrido, o Athletico se pronunciou através das redes sociais. Por meio de uma nota oficial, o Furacão informou que realizou uma investigação interna e enviara as imagens para as autoridades competentes.

  • O clube seguirá com os procedimentos internos, através do Compliance. Dessa forma, o suspeito, caso condenado, também pode sofrer punições administrativas, por meio da Câmara de Ética e Disciplina, que vão desde a suspensão à proibição permanente do acesso aos jogos. O Athletico Paranaense reforça o compromisso de combater todo e qualquer tipo de atitude discriminatória dentro de seu estádio.
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo