Os momentos finais da Data FIFA contaram com jogos eletrizantes e surpreendentes nesta terça-feira (17). Na Europa, as eliminatórias da Eurocopa se encaminha para os momentos finais, e alguns jogos definiram o cenário de algumas seleções na briga pelas vagas restantes. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, na América do Sul, uma surpresa aconteceu mais uma vez, com uma seleção lutando pela vaga inédita no Mundial, começando bem.
Confira o resumão completo:
ELIMINATÓRIAS PARA A EUROCOPA 2024
Finlândia 1×2 Cazaquistão: Os finlandeses tiveram total domínio da primeira etapa, e chegaram ao gol com Taylor (28′) abrindo o placar. No segundo tempo, com um ritmo menor, o Cazaquistão surpreendeu mesmo com poucas chances e virou. Zaynutdinov (77′ pên. e 89′) decretou a vitória cazaque fora de casa. A Finlândia já está eliminada, enquanto o Cazaquistão precisará vencer os dois próximos jogos, e secar a Dinamarca e/ou Eslovênia nas próximas rodadas do Grupo H.
Malta 1×3 Ucrânia: Apesar da inferioridade, os malteses foram quem abriram o marcador com Mbong (12′), mas a alegria durou pouco com os visitantes virando ainda na primeira etapa com o gol contra de Camenzuli (38′) e Dovbyk (43′) marcar de penalidade. Na segunda etapa, Mudryk (85′) fechou o placar. Os ucranianos seguem firmes na briga por vaga na EuroCopa, sendo o vice-líder do Grupo C com 13 pontos, três a mais que a Itália (3ª colocada).
Sérvia 3×1 Montenegro: De cara, a Sérvia já abriu o placar com o gol de Mitrovic (9′), mas viu Montenegro tentar atrapalhar ao empatar com Jovetic (36′). No segundo tempo, crescendo a sua superioridade, Mitrovic (73′) voltou a marcar e ainda deu assistência para Tadic (77′). Os servos estão com um pé e meio na Eurocopa como vice do Grupo G, enquanto os montenegrinos precisarão vencer os dois jogos restantes e secar seu adversário de hoje para não pontuar.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Lituânia 2×2 Hungria: Com um primeiro tempo mais movimentado, a Lituânia começou com uma boa vantagem, com os gols marcados por Cernych (20′) e ampliando com Sirvys (36′). No início da segunda etapa, os mandantes ainda tiveram um gol anulado pelo VAR, mas viram a Hungria reagir. Szoboszlal (67′) de pênalti e Varga (82′) empataram o duelo. Os húngaros seguem líderes do Grupo G com 14 pontos, enquanto a Lituânia, em 4º lugar com 6 pts, está eliminada.
San Marino 1×2 Dinamarca: Com clara superioridade, os dinamarqueses dominaram o primeiro tempo e abriram o marcador no gol de Hojlund (42′). No segundo tempo, San Marino chegou a surpreender e dar mais trabalho que o esperado, até empatar com Golinucci (61′), mas, os visitantes viram Poulsen (70′) dar a vitória. A Dinamarca depende de si mesmo para vencer no próximo jogo e garantir sua vaga na Euro. É o 2º lugar do Grupo H com 19 pontos, quatro a mais que o Cazaquistão.
+ San Marino perde para Dinamarca, mas comemora primeiro gol marcado em 11 meses
Irlanda do Norte 0x1 Eslovênia: A primeira etapa apresentou pouco futebol ofensivo, mas nas poucas chances, os eslovenos acharam o gol da vitória com Gnezda Cerin (5′) logo no começo. Na segunda etapa, os norte-irlandeses ficaram com um jogador a menos aos 58′, mas ainda sim a partida apresentava pouca precisão, apesar de ter sido um tempo melhor. A Eslovênia é líder do Grupo H com 19 pontos e também depende de si mesmo pela vaga da Eurocopa.
Veja também: Kane faz dois, Inglaterra vira sobre Itália e se classifica à Euro
ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DO MUNDO 2026 – AMÉRICA DO SUL
Venezuela 3×0 Chile: Os venezuelanos seguem surpreendendo nestas eliminatórias, e foram mais precisos diante dos chilenos. No primeiro tempo, Soteldo (45’+1′) abriu o placar para os mandantes nos minutos finais. Já na segunda etapa, o craque do Santos contribuiu diretamente com assistências para os gols de Rondon (72′) e Machis (78′). A Venezuela protagonizou um bom jogo ofensivo e se fixa de vez no G-6.
Paraguai 1×0 Bolívia: Os paraguaios colocaram pressão e tiveram a posse em todo tempo, mas tiveram dificuldades. No primeiro tempo, mesmo com a ofensiva do Paraguai em cima, os bolivianos buscaram neutralizar e foram para o intervalo sem gols. No segundo tempo, após muita insistência, Sanabria (69′) deu a vitória para os mandantes com o resultado mínimo.
Equador 0x0 Colômbia: No primeiro tempo, o Equador obteve maior presença de jogo e chegadas na frente, mas o intervalo foi sem gols. Na segunda etapa, o cenário foi mais equilibrado, e a Colômbia chegou a marcar com Cuesta aos 66′, mas foi anulado pelo VAR. Neste cenário de ‘lá e cá’, a partida acabou empatada.
PARTIDA AMISTOSA
França 4×1 Escócia: Em um começo de baixo ritmo, os escoceses começaram na frente com o gol de Gilmour (11′), mas em seguida, os franceses se impuseram para Pavard (16′ e 24′) virar o jogo, e Mbappe (41′) ampliar de pênalti. No segundo tempo, em um cenário pouco mais equilibrado, mas ainda favorável para a França, Coman (70′) sacramentou a goleada.