Geral

Técnico brasileiro brilha no voleibol italiano e conquista títulos na Europa

Cezar Douglas comemora título

Treinador está desde 2017 no voleibol europeu. Atualmente treina o Tonno Callipo Calabria Vibo Valentia

Desde 2017 atuando no voleibol internacional, o técnico brasileiro Cezar Douglas, que no Brasil já comandou o Vôlei Taubaté, finalizou uma temporada vitoriosa na Itália, com três títulos. No comando do Tonno Callipo Calabria Vibo Valentia, o treinador venceu este ano a Coppa Italia Serie A2, a Supercoppa Italia Serie A2 e o principal objetivo do seu clube: a Liga da Série A2.

Com o resultado, o time liderado por Cezar Douglas garantiu vaga na elite do voleibol italiano e disputará a Série A, uma das mais fortes do mundo, na temporada 2023/2024.

O resultado consolida o trabalho de Cezar Douglas na Europa. Após construir uma carreira vitoriosa em grandes clubes brasileiros, ele recomeçou no Velho Continente: realizou cursos, estágios e treinou times menores para agora se firmar entre os principais treinadores do vôlei italiano.

“Foi uma temporada muito importante para o clube, e em especial para mim. Tivemos alguns pilares para um ano vitorioso: a construção do time é um ponto, depois a gestão do grupo e, claro, o nível de performance que atingimos na fase final do campeonato, contemplando um bom planejamento”, analisa Cezar Douglas. 

“Agora, continuo sonhando alto. Acredito muito no trabalho e nos estudos. Assim, vejo que podemos chegar preparados para nos mantermos no alto nível, disputando os principais campeonatos na temporada que estar por vir”, completa o treinador do Tonno Callipo Calabria Vibo Valentia.

No Brasil, como treinador do Vôlei Taubaté, Cezar venceu seis títulos. Foram duas conquistas da Copa do Brasil, três do Campeonato Paulista, um da Copa São Paulo, além de um vice-campeonato da Superliga masculina na temporada 2016/2017.

Ele conta como planejou essa mudança para atuar no voleibol europeu e revela que, após as conquistas, ainda está em clima de comemoração.

“Estamos curtindo a conquista, nos próximos dias vamos começar a pensar no futuro. Sobre a vinda para a Europa, partiu tudo de uma conversa com a Pro Sports. Planejamos a viagem e as observações de treinos e jogos em clubes italianos. Depois, tive as primeiras oportunidades e desafios comandando times da série B, ao mesmo tempo que fazia a formação nos cursos para estar apto a treinar times da série A”, contou.

“Destaco nesse processo toda a experiencia do passado, que me preparou para esse desafio fora do Brasil, e  também a sequência de trabalhos bem realizados na Itália, com consistência, me permitindo crescer”, finaliza Cezar Douglas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo