O técnico do Independiente del Valle, o português Renato Paiva, não poupou o verbo no pré-jogo contra o Grêmio pela Libertadores. O comandante incitou polêmicas e fez declarações fortes sobre CONMEBOL e Grêmio.
Em entrevista à rádio equatoriana Cobertura Plus, Paiva lamentou a postura da CONMEBOL por retirar o jogo da casa do del Valle, citando o fator altitude como um adendo para a sua equipe.
— Nos tiraram nossa casa, a altitude, e creio que em Quito o resultado seria muito diferente. Provamos também que a altitude não influencia nossa forma de jogar, mas foi uma injustiça muito grande — disse.
— Os jogadores do Grêmio, aos 60 minutos, estavam esgotados. No Paraguai. Agora, imagina se estivessem jogando na altitude. De duas, uma: que nos colocassem na Bolívia, em La Paz, para jogar na altitude. Isso seria manter o equilíbrio das coisas. Fazendo esta opção (jogar em Assunção), se está beneficiando o Grêmio. Esta é a minha opinião. Depois, o mínimo que se poderia fazer, respeitando a saúde, era fazer o segundo jogo aqui (Paraguai) e não ir a Porto Alegre, onde as coisas estão como estão. Isso, eu não consigo entender. Vamos nos arriscar todos. Não estou dizendo que estão, mas, se você olha assim, a sangue frio e com lucidez, parece que estão fazendo tudo para que o Grêmio tenha vantagem para passar — polemizou.
Renato Paiva também fez projeções para o confronto. Afirmou que será uma batalha e que sua equipe precisa estar preparada. Como venceu por 2 a 1 a partida de ida, o Independiente de Valle tem a vantagem do empate.
— Nos espera uma partida terrível, de uma intensidade e pressão de uma grande equipe. Não podemos esquecer que o Grêmio é o terceiro time do ranking da Libertadores, atrás de River e Boca. É o clube brasileiro com maior ranking, que fez um investimento forte, recuperou jogadores, e vai ser um jogo terrível. Mas são destas partidas que a gente gosta. Vamos provar, diante desta injustiça, que vamos jogar seja onde for, contra quem for — afirmou.
Grêmio e Independiente del Valle se enfrentan amanhã (14), às 19h15, na Arena do Grêmio. O time que se classificar entrará no grupo A da Libertadores, ao lado de Palmeiras, Defensa y Justicia-ARG e Universitario-PER.
Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.