Neste sábado (4), América-MG e Cruzeiro se enfrentam pela terceira rodada do Campeonato Mineiro de 2023, em Brasília, no Mané Garrincha. O clássico da capital mineira, logo no início da temporada, pode ser um termômetro para as equipes começarem a se montarem para o decorrer do ano e marca também, o primeiro derby da história fora do estado de Minas Gerais.
Em competições oficiais, as duas equipes já se enfrentaram 261 vezes, segundo o site oGol.com, e aponta uma vantagem pro time celeste. São 116 vitórias do Cruzeiro, contra apenas 66 do América, além de outros 79 empates. Ao todo, foram 430 gols marcados pela equipe cruzeirense contra 313 gols da equipe americana.
Porém, o América vem com uma boa vantagem no histórico recente do confronto. Nos últimos quatro duelos, o América venceu os quatro, sendo a última vitória do Cruzeiro, em dezembro de 2020 pela Série B, nesse ano ainda ocorreram outros dois clássicos, que constaram um empate pelo campeonato mineiro e uma vitória americana no primeiro turno da Série B.
JOGOS MARCANTES
Goleadas
Os duelos históricos entre Cruzeiro e América são marcados por muita rivalidade e contaram com algumas goleadas em sua história, o que sempre rende muita provocação de ambas as partes. A maior vitória americana foi no Estadual de 1923, por 7 a 1. A goleada do Coelho mais recente foi em 1981, quando, num amistoso no Mineirão, o Coelho fez 5 a 0 na Raposa.
A maior diferença de gols foi feita pelo Cruzeiro, em duas oportunidades. No Campeonato Mineiro de 1931, o time celeste bateu o verde por 8 a 1. Os sete gols de diferença foram repetidos em 2002, em partida válida pela Copa Sul-Minas. O Cruzeiro venceu por 7 a 0.
Copa Sul-Minas de 2000
Falando em Copa Sul-Minas, esta competição marcou, talvez, a maior partida entre os dois times. No ano de 2000, Cruzeiro e América decidiram a primeira edição do torneio que reunia os principais clubes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Foram dois jogos de ida e volta, onde o América se sobressaiu nas duas ocasiões, quando o América venceu por 1 a 0 (gol de Pintado) e por 2 a 1 no jogo final (gols de Zé Maria de pênalti para o Cruzeiro e de Zé Afonso e Álvaro para o América), sagrando-se o primeiro campeão desta competição.
Final da Copa São Paulo de 1996
A lembrança desse confronto voltou a memória recentemente por conta do vice-campeonato do América-MG na Copinha em 2023, título que escorreu pelos dedos e foi para o Palmeiras. Lá em 96, as duas se enfrentaram no extinto Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na capital paulista.
O América abriu o placar com um gol de cabeça de William. Na etapa complementar, Rinaldo ampliou a vantagem para o Coelho. Para diminuir, Da Silva anotou o único gol celeste na partida, dando números finais e o primeiro título da competição para o América. Com a conquista alviverde, uma sequência de três times paulistas vencedores do torneio (São Paulo, Guarani e Corinthians), entre 93 e 95, foi quebrada.
COMO VEM
América
O Coelhão vem de duas boas vitórias e ocupa a primeira colocação no Grupo B do Campeonato Mineiro, com seis gols marcados (melhor ataque da competição) e apenas um gol sofrido (segunda melhor defesa).
Dando sequência no trabalho, Vagner Mancini tem tido bastante tranquilidade para posicionar os jogadores em campo e seus comandados vêm mostrando muita capacidade e qualidade na execução das funções no campo. Esse aspecto é relevante pois tanto elenco quanto ideias a respeito da forma de jogo se mantiveram, mesmo no vai-e-vem do mercado.
Cruzeiro
Já a Raposa vem de um empate contra o Athletic no último sábado, mas ainda assim é o primeiro colocado no Grupo C, com a mesma pontuação do Democrata de Governador Valadares. Apesar do trabalho de Paulo Pezzolano ter sido continuado, o elenco da equipe celeste passou por uma profunda reformulação, com muitas chegadas e saídas.
Esse fator é importante de ser levado em consideração, pois tem exigido mais do treinador uruguaio nesta nova montagem do elenco e afeta diretamente a relação entre os resultados e desempenho apresentados pela equipe.
Para saber tudo sobre o Campeonato Mineiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.