Internacional

Tesourinha é homenageado pelo Internacional no dia em que completaria 99 anos

Arte/Internacional

Osmar Fortes Barcellos completaria, nesta quinta-feira (03), 99 anos. Se escrevermos simplesmente o nome, muitos colorados não saberão de quem se trata. Porém, quando relembramos que ele é Tesourinha, a torcida vermelha logo se recorda. Trata-se de um dos maiores jogadores do clube, comparado, em estilo técnico, ao histórico Garrincha. E, por causa disso, foi homenageado pelo clube nas redes sociais.

Nascido em 3 de dezembro de 1921, Tesourinha estreou, pelo Internacional, com apenas 17 anos. E, durante a década de 40, ajudou o clube gaúcho a iniciar o amplo domínio de títulos estaduais, que eram os mais importantes da época. Junto de Carlitos, Villalba e Adãozinho, formou um dos maiores poderios ofensivos da história colorada. Naquele período, teria marcado mais de 170 gols, mas estes números nunca foram confirmados de forma oficial.

Ponta-esquerda de origem, quando chegou no Internacional, Tesourinha rapidamente precisou se adaptar em nova função. Na época, Carlitos, maior artilheiro da história colorada, jogava por aquele lado. Com isso, Tesourinha foi deslocado para a direita e, com muita habilidade e velocidade nos dribles, logo conquistou a torcida.

O estilo de jogo de Tesourinha era, para muitos, semelhante ao do craque Garrincha. O atleta do Internacional, inclusive, foi campeão do Sul-Americano de seleções (atual Copa América), em 1949, vestindo a camisa do Brasil. Curiosamente, aquela ocasião representa outro momento histórico para o Inter. Tesourinha foi o primeiro jogador colorado a ser convocado e atuar pela equipe nacional.

Tesourinha seguiu atleta colorado até 1949. Depois, atuou por Vasco da Gama e Grêmio. Em 1957, encerrou a carreira com uma breve passagem pelo Nacional de Porto Alegre. E depois, em 1979, com 57 anos, faleceu vítima de um câncer no estômago. Mas, por tudo o que fez pelo Internacional, Tesourinha é relembrado, como ídolo, até hoje.

Títulos e prêmios da carreira de Tesourinha

  • Octacampeão Gaúcho (1940, 41, 42, 43, 44, 45, 47 e 1948) – Internacional
  • Copa América (1949) – Brasil
  • Campeão Carioca (1950) – Vasco da Gama
  • Duas vezes melhor jogador da Copa América (1945 e 1949)

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo