Fluminense

Thiago Santos dispersa críticas no Fluminense: “Tem que saber lidar com isso”

FOTO DE MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

O volante Thiago Santos foi a última contratação do Fluminense para a temporada e estreou ontem como titular na vaga de André – suspenso. Apesar da vitória do time no jogo de sábado por 2×0 contra o Cuiabá, Thiago foi constantemente cobrado pela torcida durante a partida. Cada vez que o volante tinha alguma participação que não fosse perfeita, já dava para ouvir o chiado e os gritos na arquibancada.

O recém-chegado não fez uma partida ruim. Nas estatísticas individuais até apresenta uma certa consistência. O problema é que o esquema de Fernando Diniz exige coisas da posição de Thiago que os números frios não contemplam.

Passes em progressão, saída de pressão, domínios difíceis, antecipações que evitam contra-ataques… Tudo isso entra em passes certos, dribles, interceptações, mas o número frio não diferencia um passe para um lado de um passe que quebra uma linha. A estatística também não diferencia uma interceptação simples de uma antecipação no campo de ataque que evita uma chance promissora do adversário. Confira alguns dados do Sofa Scores de Thiago Santos no duelo contra o Cuiabá:

  • Passes: 55/65 (85%)
  • Dribles: 1/3
  • Bolas longas: 4/8
  • Duelos no chão: 4/11
  • Duelos no alto: 3/3
  • Perdas de posse: 13
  • Desarmes e interceptações: 4

Além da exigência técnica do Dinizismo, Thiago Santos ainda entrou com a dura tarefa de substituir André. O camisa 7 do Fluminense foi suspenso e não podia jogar. André está entre os melhores da posição no Brasil e no mundo e tem feito mais uma temporada incrível pelo Tricolor. Para efeito de comparação, confira os números Sofa Score do volante da Seleção Brasileira na vitória do Fluminense contra o Athletico:

  • Passes: 74/78 (95%) (!!!)
  • Dribles: 2/2
  • Bolas longas: 2/2
  • Duelos no chão: 7/10
  • Perdas de posse: 4
  • Desarmes e interceptações: 2

SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK E YOUTUBE.

Após a partida, passando pela zona mista, Thiago Santos minimizou as críticas e disse quem quer jogar em time grande tem que saber lidar com isso. O volante tem passagens por Grêmio e Palmeiras e sabe lidar com essa pressão

– Eu escolhi vir para cá, até tinha outra oportunidade de ir (para outro clube). Acho que quem quer jogar em time grande tem que saber lidar com isso. Eu escolhi o Fluminense por causa disso. Eu sei o que posso melhorar, o que posso contribuir com a equipe, então procuro esquecer o que ficou para trás e pensar no meu caminho aqui no Fluminense. Tenho certeza que vai ser um caminho de muitas vitórias.

Thiago sempre foi marcado por ser um excelente ladrão de bolas e foi bicampeão brasileiro com o Palmeiras. O que preocupa a torcida é a dificuldade com a bola no pé – qualidade imprescindível no estilo de jogo do Fluminense.

– Fico feliz, quando estou entrando durante as partidas a gente também está saindo com as vitórias, procurando ajudar. E hoje, meu primeiro jogo como titular, até falei que é difícil para caramba porque muito tempo sem jogar e quando você entra tem que dar conta do recado. Claro que a gente tem que melhorar muito ainda, eu procuro melhorar a cada dia, mas tenho certeza que nós estamos no caminho certo.

Com o retorno de André, Thiago deve voltar para o banco. Além disso, Martinelli já está finalizando sua transição após se lesionar. Por isso, é improvável que Thiago Santos ainda tenha muitas oportunidades no time titular, mas o Fluminense quer brigar pelas três competições da temporada e é preciso ter um elenco profundo e confiável.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo