Futebol Internacional

Torcedores argentinos invadem Londres com provocações aos britânicos

Photo by ADRIAN DENNIS-AFP via Getty Images
Photo by ADRIAN DENNIS/AFP via Getty Images

A capital inglesa amanheceu com um mar de argentinos em suas ruas para acompanhar a decisão da Finalíssima entre a Argentina e a Itália, nesta quarta-feira (1) às 15:45h. Com cânticos provocativos aos ingleses, fazendo referência a Guerra das Malvinas e a ‘la mano de dios’, os sul-americanos reviveram uma das mais intensas rivalidades do futebol.

Os argentinos estenderam bandeiras em alusão ao Mundial de 1986 e a Maradona nas sacadas da Trafalgar Square, uma das mais emblemáticas praças de Londres, a provocação também foi direcionada aos italianos, que estão fora de mais uma Copa do Mundo e foram eliminados em casa, em 1990, pelos albicelestes.

Era possível ver bandeirões, bandeiras, cartazes, camisas de Maradona e Lionel Messi, e até mesmo tambores azuis, a multidão reunida as centenas, provocavam a polícia britânica que foi deslocada para garantir a segurança do local.

“Este ano temos que dar a volta por cima” , “Ponha ovos, vá para a frente Argentina” e “Quem não pula, é inglês”  foram as músicas mais cantadas em Londres pelos argentinos.

Um dos torcedores argentinos viralizados na internet afirmou ‘Temos que sair da Inglaterra campeões, derrotar os ingleses e os italianos será nossa maior alegria’. Emiliano Gastuba, torcedor entrevistado por uma emissora argentina disse que ‘os argentinos querem vencer sobretudo os italianos, mas sem esquecer que estamos na Inglaterra’ fazendo referência aos torcedores britânicos que se deslocarão para Wembley, e em sua maioria torcerão pela Itália.

As multidões de torcedores se deslocaram para o Wembley e nos brindaram com uma chuva de imagens de rivalidade amistosa e civilizada, em que argentinos, italianos e ingleses, se provocavam sem qualquer manifestação agressiva.

Lionel Scaloni já havia falado sobre o apoio dos torcedores para a decisão da Finalíssima, mas ressaltou que a partida será difícil, “sempre é bom nos testar contra os melhores” afirmou o professor argentino sobre o duelo com os italianos.

Em número semelhante, mas mais contidos, os italianos eram vistos nos bares do entorno do Hyde Park onde se concentram alguns restaurantes temáticos do país.

Rivalidade esportiva, política e histórica

Photo by Mike Hewitt/Getty Images

Argentinos e ingleses quase sempre estão em lados opostos nas mesas de negociações, historicamente, a Inglaterra foi a grande mediadora de inúmeros conflitos políticos e militares na América do Sul, e sempre teve os argentinos como grande rivais nas discussões.

Mas está iludido quem pensa que a rivalidade futebolística nasceu na década de 1980, após o conflito armado das Guerra das Malvinas (Ilhas Falklands).

Em 1966, na Copa do Mundo da Inglaterra, Antonio Rattín, zagueiro argentino, foi expulso de maneira controversa no duelo entre os dois países vencido pelos britânicos por 1×0.

Naquela ocasião, o argentino revoltado com a decisão do árbitro arrancou e amassou uma bandeira do Reino Unido sendo imensamente vaiado pelos mais de 90 mil espectadores do Wembley, precisando ser escoltado pela polícia.

Mas foi com o conflito das Malvinas para que o sentimento de ‘rancor’ por parte dos argentinos com os ingleses se tornasse visceral. E isso foi acentuado em 1986, com o ‘la mano de dios’, um gol histórico e irregular de Maradona contra os ingleses nas quartas de finais, vital para eliminar os britânicos do Mundial.

A decisão da Finalíssima entre Argentina e Itália terá seu Tempo Real transmitido pelo Esporte News Mundo a partir das 15:15h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo