O Fluminense de Odair Hellmann reflete exatamente o que pensa seu treinador de apenas 43 anos e só 20 partidas comandando o Tricolor das Laranjeiras. O time é franco atirador, nesta quarta-feira, às 21h, no Maracanã. Lógico que deseja vencer, derrotar o milionário Flamengo, estragar a possível despedida de Jorge Jesus e conquistar o Campeonato Carioca.
Seria, antes de mais nada, um resultado histórico, que teria como consequência, a manutenção e projeção de Odair. A própria imprensa que cobre o dia a dia do Fluminense o trata como um homem de sorte, que chegou ao clube após Fernando Diniz e Oswaldo de Oliveira fracassarem nas Laranjeiras.
Odair Hellmann foi escolhido por Mário Bittencourt depois que Abel Braga e Roger Machado disseram não ao Fluminense. O primeiro preferiu treinar o conturbado Vasco. Enquanto o segundo, optou pela estabilidade do Bahia. Apesar de o time tricolor ter realizado duas boas partidas contra o maior rival, Odair é cobrado internamente por bons resultados. E sabe disso.
Depois do Campeonato Carioca, a diretoria vai avaliar se o manterá no cargo ou não visando a disputa do Brasileirão. Se conseguir conquistar o Estadual terá dado um passo importante para seguir seu trabalho nas Laranjeiras. Ele, porém, não é bobo. Sabe que a imprensa e o torcedor não nutrem nenhuma expectativa sobre seu fraco trabalho à frente do Fluminense.
CONHEÇA O CANAL DO ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTER. CLIQUE E SIGA!
Mas ele sente que tem condições de seguir. E quer permanecer no Fluminense. Tanto que não se opôs a volta de Fred. Aceitou as contratações dos experientes Egídio e Hudson. E aceitou o desafio de tentar recuperar o futebol de Paulo Henrique Ganso. A insegurança e a inexperiência de Odair fizeram seu trabalho ser questionado.
Nas partidas contra o Volta Redonda e Macaé, ele escalou Fred como titular. O ídolo tricolor se arrastou em campo. Além disso, o treinador o substituiu nos dois confrontos. O camisa 9 sentiu os efeitos por não fazer uma preparação adequada. Afinal, o centroavante não fez pré-temporada por ter entrado em litígio com o Cruzeiro.
Mas nos dois últimos jogos contra o Flamengo, ele utilizou o 4-3-2-1 e conseguiu anular o galático time rubro-negro. Hudson, Dodi e Yago Felipe protegeram a entrada da área. Já Nenê e Marcos Paulo fecharam as laterais. E Evanílson brigou incansavelmente com os defensores rubro-negros para ficar na cara do gol.
Odair Hellamann espera o Flamengo pressionado pela imprensa e torcida, tendo a obrigação de partir para o ataque. Assim, deixará espaço para contra-ataques. Foi o que treinou exaustivamente nos últimos dias, o time fechado, roubando a bola e partindo em bloco para o ataque. Afinal, a estratégia deu certo contra o rival nos últimos embates.
SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO FACEBOOK!
Ele está cansado de ouvir que tem um time inferior ao de Jorge Jesus. Odair, no entanto, precisa superar a fama de retranqueiro que adquiriu nas últimas temporadas comandando o Internacional. Mas para isso será necessário vencer o Flamengo para conquistar o Campeonato Carioca.
Odair sabe que existem alguns pontos que o Fluminense precisa explorar esta noite. As descidas de Nenê e Marcos Paulo nas costas de Rafinha e Filipe Luis. Eles sabem que os veteranos deixam muitas brechas quando sobem para o ataque. E o sistema de cobertura é lento com Willian Arão.
O Fluminense não é um time violento. Mas chega junto quando necessário. No entanto, será uma partida de muito contato físico. Faltas duras. E com o tempero pela maior rivalidade do Rio de Janeiro. Uma das maiores do Brasil. A última conquista Estadual do Fluminense sobre o Flamengo foi em 1995. Já o time rubro-negro venceu o rival na final de 2017.
Odair Hellmann joga, como sempre, toda a responsabilidade para Jorge Jesus. Afinal, o português é o técnico mais bem remunerado do futebol sul-americano. Além disso, o treinador tem os melhores jogadores do país e um elenco milionário. O gaúcho quer a vitória para mandar o Mister de volta para Portugal com o sabor amargo da derrota.
SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM.
Mas Odair tem a convicção que seu futuro como técnico do Fluminense estará em jogo no Maracanã. Aliás, se derrotar o rival, será visto com outros olhos pela imprensa e torcida. Passará a ser visto com respeito. Ganhará fôlego e prestígio para seguir. Mas se seu time perder o título Estadual, seu trabalho será reavaliado.
Só que a sua postura nos dois últimos jogos contra o Flamengo mostra que seu objetivo é outro. Não quer ser lembrado como um treinador covarde e retranqueiro. Quer provar que experiência e maturidade se adquirem com o tempo. Basta vencer o time rubro-negro, no Maracanã, para ganhar respeito e eternizar seu nome na galeria de campeões das Laranjeiras.
CURTINHAS:
DIA DE PERDER O “SELINHO”: No retrospecto dos confrontos entre Jorge Jesus e Odair Hellmann, vantagem para o português. Em seis jogos, foram quatro vitórias e dois empates. O gaúcho, portanto, busca nesta quarta-feira a primeira vitória sobre o Mister.
NÓ TÁTICO: Em um elenco tão escasso de opções, Michel Araújo seria uma ótima solução para Odair Hellmann contra o Flamengo. O uruguaio tem qualidades que agregam valores ao time do Fluminense: precisão nos passes longos, boa condução de bola, passes que quebram linhas e bola parada.
INTERMEDIÁRIO: Se eu fosse o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, retiraria a proposta apresentada a Jorge Jesus e levaria o Odair Hellmann caso o Fluminense conquiste o Campeonato Carioca.
ALERTA LIGADO: Entre titulares e reservas, o Fluminense possuí jogadores com contrato expirando em dezembro. Nenê, Hudson, Dodi, Caio Paulista, Frazan, Orinho, Matheus Alessandro e Felippe Cardoso são os principais nomes. O clube aguarda uma posição da CBF sobre o assunto.
NUNCA CORNETEI: Dodi é um excelente jogador. Mas é impressionante como o Fluminense insiste em apostar em jogadores em final de carreira como Ganso, Hudson e Henrique, que voltou para o Cruzeiro.
SEMPRE CORNETEI: O SBT se superou ao contratar Carlos Alberto para comentar a final do Campeonato Carioca. O detalhe é que a torcida do Flamengo e nem a do Fluminense suportam o ex-jogador. Para ser ruim, o ex-comentarista da Fox Sports tem que melhorar muito.
LEIA MAIS:
+ TAÇA RIO: O QUE O FLUMINENSE ENSINOU AO FLAMENGO?
+ CONTRA O FLAMENGO, ODAIR HELLMANN QUER PROVAR QUE O FLUMINENSE NÃO É COVARDE
+ CALENDÁRIO, AUDIÊNCIA E FALTA DE DINHEIRO: PORQUE A GLOBO QUER SE LIVRAR DO CAMPEONATO CARIOCA
+ ODAIR HELLMANN IMPLORA POR REFORÇOS NO FLUMINENSE
+ COM DERROTA DA GLOBO E SUCESSO DA FLATV, FLAMENGO INICIA GUERRA POR INDEPENDÊNCIA ESPORTIVA
+ CAMPEONATO CARIOCA: A VERGONHA DO BRASIL
+ VEM AÍ O CARIOCAVÍRUS
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Esporte News Mundo*
Pingback: De ídolo do Fluminense a jogador fora dos planos no Cruzeiro: o declínio de Fred - Esporte News Mundo
Pingback: Salário acima do teto, reserva de luxo e má forma técnica: ninguém quer Paulo Henrique Ganso no Fluminense
Pingback: Chega de sofrimento: ou cai Odair Hellamann, ou cai o Fluminense