Geral

Uefa discute o fim da regra dos gols fora de casa em suas competições

Nick Potts via Imago Images

Em reunião no Porto um dia antes da final da Champions League, a decisão de acabar com a regra do gol qualificado foi aprovada pelo Comitê de Competições da entidade. Mesmo assim o Comitê Executivo precisa aprovar essa mudança.

A regra do gol fora de casa nas competições europeias parece estar chegando ao fim. Após 56 anos com esse regulamento em vigor, o Comitê de Competições de Clubes da Uefa aprovou o fim do “gol qualificado”, que funciona em jogos de mata-mata e dá a vantagem ao time que marca mais gols no campo do adversário.

A proposta de alterar essa regra surgiu nessa sexta-feira (28) na reunião do Comitê de Competições no Porto. Tal mudança visa um equilíbrio maior na disputa por classificações nas competições da Europa. A cidade do norte português receberá sábado a final da Liga dos Campeões entre Manchester City e Chelsea.

O gol fora de casa foi usado pela Uefa por primeira vez em 1965. Tem sido critério de desempate nas competições de mata-mata, quando o placar dos dois jogos é equivalente, ou seja, dois empates ou uma vitória para cada time com a mesma diferença de gols.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo