UEFA Champions League

Uefa divulga novo formato de competições europeias

Sede da Uefa em Nyon, Suiça. (Foto: Jean-Christophe Bott/EPA)
Foto: Jean-Christophe Bott/EPA

A Uefa divulgou na manhã desta segunda-feira (4), um vídeo explicando o novo formato das competições europeias a partir da temporada 2024/25, que serão definidos por um critério para a distribuição das vagas adicionais das competições, que passaram a ter 36 equipes em sua fase inicial, que terá formato de um campeonato, e não terá mais 32  times divididos em grupos. 

Mudança na Champions League

Na Champions League a tradicional chaves de grupos com oito times em cada chave será substituída por um formato de uma liga, neste caso chamada de “modelo suíço”. Nele cada time terá que jogar oito partidas, quatro em casa e quatro fora, os oito melhores colocados cada chave irão diretamente para o mata-mata. Os times que terminarem da vigésima quinta posição até a trigésima sexta serão eliminados de todas as competições. 

Os times que terminarem da nona colocação até a vigésima quarta posição na tabela terão que jogar um playoff que só terá oito vagas. As oitavas terão 16 times, e todo mata-mata da competição será disputado tradicionalmente, como jogos de ida e volta e uma final com partida única. 

Mudança na Europa League e Conference League 

O novo formato da Europa League é parecido com o da Champions League. A única diferença é que nos playoffs da Liga Europa os 16 times que terminaram entre a nona colocação até a vigésima quarta colocação jogarão um playoff, mas no caso da Europa League os times serão divididos em dois potes, o primeiro sendo do nono até o décimo sexto colocado, e o segundo do décimo sétimo colocado vigésimo quarto os confrontos serão definidos por meio de um sorteio, como sempre acontece. Os vencedores de cada playoff se juntaram aos oito melhores colocados. Os confrontos das oitavas da Liga Europa serão definidos por meio de um sorteio.  

No caso da Conference League, é um pouco diferente, pelo fato que a competição só terá seis jogos em sua primeira fase. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo