Lutas

UFC 2021: 10 lutadores que brilharam no octógono durante o ano

Divulgação/Facebook Oficial UFC Brasil

O 2021 do UFC foi de momentos bastante especiais e emocionantes no octógono mais famoso do mundo. E foi um ano em que muitos lutadores e lutadoras brilharam diante das luzes e dos holofotes e câmeras para todo o mundo de aficionados pelas lutas.

                 

O Esporte News Mundo irá mostrar numa retrospectiva da última temporada do Ultimate dez lutadores e lutadoras que tiveram um ano para nunca mais esquecer e que irão sempre se lembrar da trajetória que tiveram nesta temporada.

LEIA TAMBÉM

+ 2021, o ano em que o mundo das lutas virou ‘show’

+ Por ‘title shot’, Marina Rodriguez enfrentará chinesa em luta no UFC 272

Charles do Bronx

A favela venceu! E como! Charles do Bronx entrou para a história do UFC com uma sequência de vitórias que o credenciou a lutar pelo cinturão dos leves, deixado vago por Khabib Nurmagomedov. Venceu Michael Chandler e ainda, em sua primeira defesa, bateu Dustin Poirier num ano que vai ficar guardado na memória do brasileiro, de todos os fãs, e especialmente, de todos os que duvidavam que o paulista chegasse a este ponto.

Glover Teixeira

Conquistar o cinturão com mais 40 anos não é uma tarefa que acontece todo o dia no MMA, ainda mais na maior promoção de MMA do mundo. Mas Glover conseguiu fazer tal feito, numa finalização histórica em cima de Jan Blachowicz para se tornar campeão dos meio-pesados do Ultimate. Mesmo num esporte tão brutal, para alguns idade é só um número.

Marina Rodriguez

Nas divisões femininas do UFC, várias brasileiras conseguiram destaque em 2021. Talvez uma das que mais reforçaram o sucesso do país foi Marina Rodriguez, que se recuperou de derrota para a futura desafiante ao cinturão Carla Esparza com estilo. E batendo três ‘casca-grossas’ da categoria dos palhas, Amanda Ribas, Michelle Waterson e Mackenzie Dern. Será que em 2022 pinta título?

Dustin Poirier

Tá certo que o ‘Diamond’ perdeu para Charles do Bronx no final do ano e ficou sem o cinturão dos leves. Mas vencer duas vezes a Conor McGregor, ambas por nocaute, embolsar uma bela grana e virar uma das novas estrelas do Ultimate não é algo para que se reclamar. E será que em 2022 vem a ‘quadrilogia’ com o irlandês

Julianna Peña

Num ano que viu resultados surpreendentes do começo ao fim, a americana conseguiu talvez a maior de todas as ‘zebras’ da temporada do UFC. Julianna conseguiu o feito de vencer Amanda Nunes no último PPV do Ultimate em 2021 e tomar-lhe o cinturão dos galos. Um triunfo que já entrou para a história do MMA como uma das vitórias mais ‘chocantes’ de todos os tempos.

Kamaru Usman

Para muitos, o nigeriano é merecedor do prêmio de melhor lutador do UFC no ano que está para acabar. Foi mais um ano de dominância do campeão dos meio-médios no octógono, defendendo seu cinturão com sucesso contra seus desafetos Jorge Masvidal (com um nocautaço) e Colby Covington, além de outro nocaute em Gilbert Durinho.

Cyril Gane

A categoria dos pesos-pesados do Ultimate sempre clamou por nomes chamativos e que pudessem dar um novo gás à divisão. Gane virou um deles com um 2021 de arrasar, obtendo vitórias sobre Jairzinho Rozenstruik e Alexander Volkov antes de nocautear Derrick Lewis para se tornar campeão interino dos pesados. Agora, em janeiro, tentará começar 2022 ainda melhor disputando o cinturão linear com Francis Ngannou.

Rose Namajunas

A ‘Thug Rose’ teve que redescobrir sua paixão pela luta depois de perder o cinturão dos palhas. Tal redescoberta a levou novamente para encarar a chance de ser campeã do UFC. Um chute alto em Weili Zhang devolveu à americana o cinturão, que foi defendido com sucesso numa disputada revanche com a chinesa, vislumbrando um 2022 de luta com Carla Esparza. E por falar em lutadores que deram a volta por cima…

José Aldo

Khabib até pode achar que um lutador pode não ter ‘dois auges’, mas o que o brasileiro vem fazendo nas últimas lutas é de assegurar aos que duvidam do ex-campeão dos penas de que pode ter sucesso nos galos. No ano que está para acabar, venceu dois lutadores duríssimos (Pedro Munhoz e Rob Font) da divisão e agora procura lutar contra veteranos do calibre de Dominick Cruz e T.J. Dillashaw. Será que 2022 também será daqueles para o manauara

Islam Makhachev

Se o colega de treinos de Khabib ainda colocava interrogações sobre aqueles que achavam que os diversos afastamentos do russo iriam continuar em 2021, elas foram respondidas com duas vitórias dignas do estilo ‘Daguestão’ de lutar MMA. Sonhando em cumprir a profecia do amigo de ser seu ‘sucessor’ do campeão dos leves, Makhachev tem parada duríssima contra Beneil Dariush em 2022.

Menções honrosas:

Max Holloway, Valentina Shevchenko, Vicente Luque, Brandon Moreno, Cory Sandhagen, Amanda Ribas, Amanda Lemos, Jiri Prochazka, Robert Whittaker, Sean O’Malley, Francis Ngannou, Belal Muhammad, Khamzat Chimaev, Taila Santos, Ketlen Vieira, Israel Adesanya

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo