O UFC 275 agitou o sábado (11) de MMA, com dois brasileiros lutando por cinturão em Singapura: Glover Teixeira defendendo o seu e Taila Santos em busca de fazer história na organização.
Mas o Brasil saiu sem cinturões do octógono. Taila fez uma grande luta contra Valentina Shevchenko, mas acabou sendo derrotada na decisão dos juízes. Já Glover mostrou raça e fez tudo o que pode para manter seu título. Mas nos segundos finais viu Jiri Prochazka o finalizar para se tornar campeão.
A luta
A luta principal do UFC 275 iniciou com o brasileiro ditando o ritmo e aproveitando uma investida do desafiante para quedá-lo e começar a saraivada de golpes em cima de Prochazka, que procurava travar Glover, mas sem conseguir escapar do domínio do campeão. Depois de passar a guarda e montar o tcheco, o mineiro tentou pegar o braço, mas sem sucesso,
Glover começou o segundo round tentando bons socos, mas Prochazka se defendia bem e logo partiu para cima. Numa tentativa de queda, o tcheco teve a chance de mostrar força, começando a parar os takedowns do campeão. Mas o brasileiro procurava não se entregar, indo para a montada e disparando bons golpes para impedir a resposta do rival.
LEIA TAMBÉM
+ Cain Velásquez adia novamente audiência em caso de tentativa de homicídio
O desafiante conseguiu defender nova tentativa de queda do campeão no início do terceiro round e conseguiu pegar com bons socos o brasileiro, mas acabou derrubado novamente pelo mineiro. A luta se mostrava cada vez mais acirrada e com os dois lutadores procurando se soltar e mostrar as suas melhores habilidades.
Num momento do terceiro round, Prochazka acabou caindo e ficando por cima de Glover, que levava golpes do tcheco. Mas reverteu a posição durante tentativa do desafiante o finalizar e terminou o round batendo no ground and pound. No quarto round, mais pressão na trocação por parte do desafiante e o campeão ainda apostando nas quedas, conseguindo a montada e batendo na cotovelada.
Uma tentativa de kata-gatame foi bem defendida pelo tcheco, que ainda teve que lidar com outra logo depois. O quarto round desenrolou seus minutos finais com os dois alternando posições no solo numa luta que empolgou os fãs na arena. O quinto round começou com uma bela direita de Glover, que tentou a guilhotina, sem sucesso.
O brasileiro passou a controlar melhor o combate, pegando com bons golpes e ainda abusando das quedas. Prochazka tentava reagir, mas o round final se mostrava todo do campeão até os segundos finais, quando o tcheco conseguiu boa posição no solo, foi para a finalização e, com 30 segundos para a luta acabar, encaixou para conquistar de forma dramática o título dos meio-pesados.
Taila Santos faz lutaça contra Valentina Shevchenko, mas campeã mantém cinturão
A primeira defesa de cinturão da noite do evento se deu na co-luta principal do card. Valentina Shevchenko defendeu sua supremacia na divisão dos moscas diante da brasileira Taila Santos.
A quirguistanesa foi para cima nos primeiros segundos de luta, conseguindo encaixar melhor os golpes. Mas numa tentativa de queda, acabou errando e cedendo as costas para a brasileira. A desafiante chegou a buscar a finalização, mas a campeã conseguiu a defesa e impediu que Taila encaixasse o estrangulamento.
No segundo round, mais pressão de Valentina, com a resposta da brasileira sendo colocá-la junto à grade. Taila Santos pegou na queda e conseguiu controlar bem a posição, usando do ground and pound. No entanto, a luta teve que recomeçar em pé e atrapalhou um pouco o ritmo da brasileira, apesar desta te conseguido converter uma queda da ‘Bullet’ a seu favor.
O co-main event do UFC 275 se mostrava mais acirrado e com bastante ênfase na marcação no terceiro round. Taila Santos não se intimidava perante a campeã, a pressionando contra a grade e conseguindo mais uma queda. A brasileira tentou mais uma vez a finalização, novamente vendo Valentina se defender e esperando o gongo soar para se livrar da posição incômoda.
A ‘Bullet’ voltou com tudo para o quarto assalto, pegando bem com os golpes. Mas uma cabeçada acidental acabou causando um inchaço em Taila. A campeã ditava o ritmo da luta neste round, indo melhor em pé que a brasileira, que procurava usar as quedas para mostrar o controle do duelo.
O round final teve nova tentativa de queda da campeã na qual a desafiante conseguiu aproveitar melhor a posição. Mas Valentina já começava a se colocar mais forte no chão, escapando das inciativas da brasileira e já batendo forte e controlando a luta ali até o soar final do gongo. Na decisão dos juízes, Valentina Shevchenko manteve o cinturão na decisão dividida.
Com nocaute espetacular, Weili Zhang vence revanche com Joanna Jedrzejczyk
Uma revanche também marcou o UFC 275. Joanna Jedrzejczyk e Weili Zhang subiram ao octógono para um reencontro após realizarem uma das maiores lutas da história recente do Ultimate e do MMA.
A promessa de lutão foi logo cumprida com as duas lutadoras indo para cima e tentando quedas. A chinesa conseguiu se dar nos takedowns e logo começou a usar o ground and pound para mostrar a que veio. Joanna se protegia como podia dos golpes de Weili, tentando escapar, mas logo voltando para o chão.
O primeiro round inteiro foi marcado pela chinesa dominando e batendo no chão na polonesa, que não conseguia fugir do ímpeto ofensivo da rival. No segundo round, o começou também foi intenso, agitando a torcida presente à arena.
Com os fãs a favor, Weili Zhang quedou novamente Joanna, que conseguiu se levantar. Quando a polonesa tratou de ir para cima, um soco rodado espetacular da chinesa pegou em cheio e causou um nocaute que levou a torcida ao delírio. Após a luta, Joanna deixou as lutas dentro do octógono, anunciando a sua aposentadoria do MMA.
Resultados UFC 275 – Teixeira x Prochazka
Card principal
Jiri Prochazka venceu Glover Teixeira por finalização (4:32 do R5 – Prochazka é o novo campeão dos meio-pesados)
Valentina Shevchenko venceu Taila Santos por decisão dividida dos juízes (Valentina mantém o cinturão dos moscas)
Weili Zhang venceu Joanna Jedrzejczyk por nocaute (2:28 do R2)
Jake Matthews venceu André Fialho por nocaute (2:24 do R2)
Jake Della Maddalena venceu Ramazan Emeev por nocaute técnico (2:32 do R1)
Card Preliminar
Joshua Culibao venceu Seung Woo Choi por decisão dividida dos juízes
Hayishaer Maheshate venceu Steve Garcia por nocaute (1:14 do R1)
Brendan Allen venceu Jacob Malkoun por decisão unânime dos juízes
Kyung Ho Kang venceu Danaa Batgerel por decisão unânime dos juízes
Silvana Gómez Juárez venceu Na Liang por nocaute (1:22 do R1)
Joselyne Edwards venceu Ramona Pascual por decisão unânime dos juízes