Lutas

UFC 287: Adesanya nocauteia Poatan e retoma cinturão dos médios

Divulgação/Twitter Oficial UFC

Velhos rivais se encontraram no UFC 287, neste sábado (8) em Miami (EUA). Alex Poatan e Israel Adesanya se enfrentaram na luta principal da noite para decidir o título dos pesos-médios da organização.

E o nigeriano conseguiu o que, para muitos, parecia até impossível: vencer o brasileiro, que o derrotou por duas vezes no kickboxing e mais recentemente no UFC, em novembro passado. Agora, o ‘Last Stylebender’ aproveitou o momento em que esteve com mais perigo de perder a luta para nocautear Poatan e voltar a ser campeão.

A luta

A luta principal da noite do UFC 287 colocou Alex Poatan e Israel Adesanya em nova luta entre eles válida pelo cinturão dos médios. O começo da luta foi bastante estudado e com os dois lutadores trocando chutes sem muita contundência. Adesanya procurava controlar o octógono e Poatan ser mais certeiro em suas iniciativas. Foram poucos os golpes de perigo apresentados por ambos, com a tentativa de maior perigo um chute alto de Poatan que passou perto do nigeriano.

O segundo round se iniciou com a mesma pegada, mas log começou a esquentar quando o campeão foi para o chute alto e quase pegou o ‘Last Stylebender’, que procurou se defender e ficou conta a grade, mas logo respondeu na trocação. A luta se tornou ainda mais equilibrada e o nigeriano procurou se soltar mais e ter a mesma resposta do brasileiro.

SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK E YOUTUBE

Adesanya partiu para cima enquanto Poatan chutava baixo para pontuar e barrar as investidas do rival. O brasileiro se colocou para rebatar o aumento da pressão do nigeriano e a luta começou a ficar mais intensa e mais aberta, com o lutador radicado na Austrália indo mais forte para cima do campeão.

E o lance da luta se deu numa hora em que Poatan vinha obtendo a chance de decidir a luta. Depois de trocar socos, o brasileiro deu um chute na perna que tirou o equilíbrio do nigeriano. Depois, outro chute do campeão, mas quando este vinha para buscar a vitória, Adesanya pegou com uma série de socos e nocauteou o brasileiro, conseguindo a sua primeira vitória diante de um rival que havia vencido as outras três e retomou o cinturão dos médios.

– Espero que todo mundo que esteja aqui na arena ou vendo pela TV esteja vendo este momento de felicidade. Eles dizem que a vingança é doce e eu gosto de doces. Poatan é um grande campeão, mas hoje foi a minha noite – disse Adesanya.

Gilbert Durinho domina, vence e aposenta Masvidal

O co-main event da noite teve mais um brasileiro, Gilbert Durinho, para enfrentar Jorge Masvidal. Com a torcida fortemente a favor, Masvidal iniciou a luta aplicando chutes e tendo mais iniciativa na trocação. Durinho ficou mais na paciência e no estudo, mas passou a soltar mais golpes, como uma boa direita. Os dois lutadores passaram a se soltar mais nos últimos minutos, com o ‘Gamebred’ usando de chutes e até joelhada voadora enquanto o brasileiro conseguia usar bem a direita.

A trocação se tornou um pouco mais franca no começo do segundo round, e um upper do braisleior quase sacode Masvidal. Logo Durinho conseguiu uma boa queda e passou a trabalhar com paciência por cima e tentando furar a guarda do rival. O duelo em seu segundo round foi disputado principalmente entre o chão e a grade, com vantagem para o brasileiro.

Um chute alto do brasileiro quase pega o ‘Gamebred’ em cheio no começo do terceiro round. Masvidal manteve a aposta nos chutes e Gilbert Durinho aumentava a agressividade, encaixando os socos como podia e tendo mais uma chance de ficar perto do nocaute com um overhand de direita. o americano balançou, se recuperou, mas levaria pouco depois outro e uma boa sequência na trocação. No final da luta, Durinho conseguiu botar o rival para baixo e tentou pegar as costas do americano. Mas o que fez na luta foi o suficiente para conseguir a vitória e, após o combate, pedir para lutar pelo cinturão, seja com Leon Edwards ou Colby Covington.

Por outro lado, Masvidal cumpriu a promessa de que se aposentaria se perdesse do brasileiro e, ali mesmo, no octógono, anunciou o final de sua carreira no MMA, afirmando que conseguiu se tornar uma das estrelas do esporte saindo das lutas de rua.

– Quando comecei, não tinha nada e não comecei no topo. Obrigado a todos, amo este esporte. Hoje, sou multimilionário e posso dizer que estou bem de vida agora – declarou o ‘Gamebred’.

Luana Pinheiro vence mais uma; Jaqueline Amorim perde na estreia

O card preliminar do UFC 287 teve a presença de duas lutadoras brasileiras. Luana Pinheiro subiu ao octógono para enfrentar Michelle Waterson-Gomez e deu bastante trabalho para a veterana. Foi uma luta bastante acirrada, especialmente a partir do segundo round, com muita trocação e até algumas quedas por conta da americana. Mas foi a brasileira a se sair vencedora do duelo na decisão dividida dos juízes.

Fazendo sua estreia no Ultimate, Jaqueline Amorim enfrentou Sam Hughes e iniciou bem o combate, com dois diretos de direita certeiro e uma queda que quase produziu a chance de ter a finalização. Mas a brasileira passou a sentir o desgaste e viu a americana tomar conta da luta com boas quedas e domínio da ações, assim Hughes conquistou a vitória.

Resultados UFC 287 – Poatan x Adesanya 2

Card principal

Israel Adesanya venceu Alex Poatan por nocaute (4:21 do R2) – Adesanya é o novo campeão dos médios

Gilbert Durinho venceu Jorge Masvidal por decisão unânime dos juízes

Rob Font venceu Adrian Yanez por nocaute (2:27 do R1)

Kevin Holland venceu Santiago Ponzinibbio por nocaute (3:16 do R3)

Christian Rodriguez venceu Raul Rosas Jr por decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Kelvin Gastelum venceu Chris Curtis por decisão unânime dos juízes

Luana Pinheiro venceu Michelle Waterson-Gomez por decisão dividida dos juízes

Joe Pyfer venceu Gerald Meerschaert por nocaute técnico (3:15 do R1)

Lupita Godinez venceu Cynthia Calvillo por decisão dividida dos juízes

Ignacio Bahamondes venceu Trey Ogden por decisão unânime dos juízes

Steve Garcia venceu Shayilan Nuerdanbieke por nocaute técnico (0:36 do R2)

Sam Hughes venceu Jaqueline Amorim por decisão unânime dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo