Lutas

UFC terá mudança em antidoping para 2024; saiba mais

McGregor no TUF (Foto: Divulgação/Twitter Oficial The Ultimate Fighter)

USADA deixará de ser responsável pelo programa de combate ao doping

Divulgação/Twitter Oficial The Ultimate Fighter

O antidoping do UFC terá mudanças a partir de 2024. Este não mais será operado pela USADA (Agência Antidopagem dos Estados Unidos), que decidiu não mais seguir com a organização segundo comunicado oficial da entidade.

A agência decidiu usar um comunicado de seu CEO, Travis Tygart, para revelar que Conor McGregor está de volta a estar disponível para ser testado, depois de uma longa espera e especulações, para também anunciar que não haver a renovação do contrato com o Ultimate para ser responsável pela coleta e análise de amostras, que se encerra em dezembro

– Confirmamos que Conor McGregor está de volta à lista de atletas que poderão ser testados pela USADA desde domingo, dia 8. Sempre tivemos claro que não iríamos dar qualquer tipo de ‘exceção’ pedida pelo UFC ao Sr, McGregor para lutar antes dele ter dois testes negativos no período de seis meses. Nossas regras também permitem que um lutador pode permanecer mais tempo dentro desta janela baseado em suas documentação e no resultado dos testes – diz a nota publicada no site MMAFighting.

– Infelizmente, nós não podermos saber se o UFC irá honrar tal janela de seis meses pois a partir de 1/1/2024, a USADA não estará mais envolvida no programa antidoping do UFC – completou Tygart.

O texto acabou se tornando uma espécie de ‘desabafo’ da USADA contra o UFC, no qual o CEO da entidade cita uma relação ‘estremecida’ entre as partes. No texto do CEO da agência, boa parte destes problemas são derivados da situação relacionada ao ‘Notorious’, cuja novela sobre sua disponibilidade para passar pelos testes e sua elegibilidade para lutar depois de passar por uma pausa de mais de dois anos..

Para saber tudo sobre o UFC siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

O dirigente conta que havia a indicação de que o acordo entre as partes seria renovado, mas o Ultimate decidiu voltar atrás na decisão. Apesar de não dizer abertamente, a agência deixou no ar que teria sido algo de supostas ‘pressões’ do evento para ‘facilitar’ o retorno de seu principal astro antes mesmo de cumprir tal regra.

– O relacionamento entre o UFC e a USADA se tornou insustentável dadas as declarações de líderes da entidade e outros questionando a regra na qual McGregor teria que passar pela janela de seis meses se submetendo a teses antes de ser elegível a lutar – diz o texto.

Desde 2015, a USADA era parceira do UFC em seu programa antidoping, sendo a responsável tanto pela coleta das amostras dos atletas quanto das questões disciplinares relativas a punições. O Ultimate ainda não se pronunciou sobre o assunto,

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo