Lutas

Calvin Kattar domina Chikadze e vence em primeiro UFC de 2022

Divulgação/Facebook UFC Brasil

Enfim começou a temporada 2022 do UFC. Depois da pausa de fim de ano, o Ultimate realizou neste sábado (15) seu primeiro evento do ano, com um duelo importante da categoria dos penas, entre o americano Calvin Kattar e o georgiano Giga Chikadze.

O americano não tomou conhecimento do lutador da Géorgia durante a luta. Foi um combate disputado em certos momentos e com Chikadze tendo sucesso em alguns momentos, mas Kattar foi quem saiu vitorioso ao aplicar os golpes mais contundentes do duelo.

LEIA TAMBÉM

+ Francis Ngannou volta a não garantir permanência no UFC: “Não luto mais por 600 mil”

A luta

Chikadze foi para cima logo no começo, sem expor muito. Mas um escorregão do georgiano fez com que Kattar aproveitasse para quedar, ficar por cima e buscar controlar a luta. O duelo foi bastante movimentado no solo no primeiro round, com boas possibilidades de finalização de ambos os lado

O segundo round já se mostrou mais na trocação, novamente com o georgiano na iniciativa inicial e respondido pelo americano. Mas Kattar, apesar de ter levado pressão do rival, começou a pegar melhor com os golpes, tentar cotovelada giratória e a ter o controle maior das ações do octógono. E manteve o domínio no começo do terceiro, tentando quedar sem sucesso a Chikadze.

A pressão do americano seguiu forte, incomodando e pegando forte ao georgiano, que já parecia não ter mais gás para continuar. A situação melhorou um pouco no quarto round, quando alguns dos golpes de Chikadze chegarem em Kattar, mas era o adversário ainda a dominar a luta e imprimir maior ritmo e pressão.

O primeiro main event do UFC em 2022 era dominado por Calvin Kattar, que aplicava cotoveladas e impedia qualquer reação de Chikadze. O georgiano ainda tentou imprimir maior pressão no round decisivo da luta, mas era o americano a dominar a ‘aula’ no octógono e terminar o combate com cotoveladas que o ajudaram a vencer na decisão dos juízes.

Brasil começa ‘zerado’ 2022 no UFC

O UFC Vegas 46 teve três brasileiros para darem à largada ao ano do país no Ultimate. Mas Rogério Bontorin, Jennifer Maia e Joanderson Brito não conseguiram bons resultados e saíram derrotados de seus respectivos combates.

Bontorin sofreu sua terceira derrota em quatro lutas num duelo bastante equilibrado contra Brandon Royval. O brasileiro usou bem o jogo de chão e equlibrou na trocação contra o americano, mas acabou derrotado na decisão dividida dos juízes.

Jennifer Maia e Katlyn Chookagian realizaram, por sua vez, confronto de ex-desafiantes ao cinturão dos moscas. A diferença de envergadura entre a americana e a brasileira (favorável à Chookagian) foi essencial para que Jennifer não conseguisse superar a pressão da rival e cair na decisão dos juízes.

Em sua primeira luta ‘para valer’ no UFC (já havia lutado na Contender Series), Joanderson Brito fez as honras de ser o primeiro brasileiro a lutar pela organização em 2022. O ‘Tubarão’ até conseguiu ter ofensividade e pressionar Bill Algeo, mas acabou perdendo fôlego e viu o americano reagir e vencer.

Resultado UFC Vegas 46 – Kattar x Chikadze

Card principal

Calvin Kattar venceu Giga Chikadze por decisão unânime dos juízes

Jake Collier venceu Chase Sherman por finalização (2:26 do R1)

Brandon Royval venceu Rogério Bontorin por decisão dividida dos juízes

Katlyn Chookagian venceu Jennifer Maia por decisão unânime dos juízes

Viacheslav Borschev venceu Dakota Bush por nocaute técnico (3:47 do R1)

Bill Algeo venceu Joanderson Brito por decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Jamie Pickett venceu Joseph Holmes por decisão unânime dos juízes

Court McGee venceu Ramiz Brahimaj por decisão unânime dos juízes

Brian Kelleher venceu Kevin Croom por decisão unânime dos juízes

TJ Brown venceu Charles Rosa por decisão unânime dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo