Automobilismo

Vatteri Bottas conquista a pole position no retorno da Fórmula 1 a Imola

(Photo by Mark Thompson/Getty Images)

O finlandês Valtteri Bottas conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna neste sábado (31/10). É a quarta pole do piloto da Mercedes na temporada, que soma duas vitórias. A classificação ficou marcada por muitas saídas de pista e voltas deletadas, que custaram bastante para os pilotos. Lewis Hamilton largará em segundo e Max Verstappen, em terceiro.

Q1: Voltas deletadas

Alex Albon e Valtteri Bottas tiveram suas voltas deletadas durante a primeira parte do treino classificatório. Ambos saíram da pista enquanto faziam a curva Piratella. Porém, apesar do susto, ambos conseguiram avançar para o Q2. As equipes de meio do pelotão brigaram até o cronometro zerar. Kimi Raikkonen também saiu da pista e teve sua volta deletada, custando sua classificação para a próxima etapa da classificação. Daniel Ricciardo terminou sua volta com o cronômetro zerado, avançando para a segunda parte dos treinos. O jovem George Russell fez uma ótima volta e também avançou para o Q2 com sua Williams.

+ Equipes fazem homenagens à Ayrton Senna no retorno da F1 a Imola

Q2: Problemas para a Red Bull

Logo no início da segunda parte do treino classificatório, Max Verstappen reclamou que não tinha potência no motor. Ele retornou aos boxes e os engenheiros imediatamente começaram a trabalhar no problema. Mais tarde, foi revelado que o holandês teve um problema na vela de seu carro, uma das peças mais simples da unidade de potência. Com menos de um minuto faltando no relógio, ambas as Red Bulls estavam fora do Q3, pois Albon rodou fazendo sua volta rápida. Porém, com o cronometro zerado, Verstappen e Albon fizeram suas voltas voadoras e passaram para a parte final da classificação. Já Sebastian Vettel não tem muito para comemorar. Além de ver seu companheiro de equipe passar para o Q3, ele fez o nono treino em sequencia fora da terceira etapa do classificatório, nova marca negativa da carreira. Ambas as Racing Points também ficaram fora do Q3.

Q3: Pole nos detalhes

Valtteri Bottas conseguiu bater seu companheiro Lewis Hamilton com o cronômetro já zerado. A diferença foi de apenas 0.097 segundos, com o finlandês levando a pole position nos detalhes. Max Verstappen fechou os três primeiros do grid. Pierre Gasly, com um capacete fazendo homenagem a Ayrton Senna, conquistou um surpreendente P4. Alex Albon teve sua volta deletada, mas conseguiu se recuperar e vai largar na sexta posição.

Confira o grid de largada para o GP da Emilia-Romagna

Reprodução: Formula 1

As luzes se apagam para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna neste domingo (01/11), às 09:10 da manhã.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo