Não foi dessa vez que Lewis Hamilton cravou mais um recorde em sua carreira. Valtteri Bottas fez a pole position neste sábado (01), apenas 0,007s mais rápido que o heptacampeão. Mas só metade do trabalho foi realizado neste GP de Portugal: o inglês larga em segundo, enquanto Max Verstappen começa em terceiro em Portimão.
Seguindo o que foi visto nos treinos livres, a pole de Bottas precisou superar condições complicadas além da diferença mínima para o companheiro de equipe. A pista com pouca aderência, o vento forte e que mudava de direção, além dos limites de pista rígidos em três trechos dificultaram o trabalho. Curiosamente, os pilotos da equipe alemã cravaram os melhores tempos com pneus médios e Verstappen, com macios, não conseguiu ser mais rápido.
O holandês até tentou: Verstappen teve sua primeira volta no Q3 desconsiderada por ter infringindo os limites de pista. Nesta ocasião, cravou 1m18s209, 139 milésimos melhor que Bottas, o que lhe daria a liderença.
BRIGA NO PELOTÃO INTERMEDIÁRIO
A briga no pelotão intermediário foi bastante dura, com as duas Ferrari sofrendo para chegar na última parte da classificação. O resultado traz sentimentos mistos: enquanto Carlos Sainz larga em 5º – apenas atrás das Mercedes e das Red Bull – o monegasco Charles Leclerc só conseguiu o 8º tempo.
A McLaren terá muito trabalho, porque Lando Norris larga em 7º e não poderá contar com o companheiro de equipe lá na frente. Quem recebeu aplausos da equipe foi George Russell. O inglês largará em 11º, mas ficou a 0,057′ de Pierre Gasly, o melhor da AlphaTauri.
RICCIARDO CAI NO Q1
A surpresa no Q1 foi Daniel Ricciardo, da McLaren. O piloto australiano ficou em 16º, sem conseguir superar as Alfa Romeo e a Williams de George Russell. O resultado fica ainda pior para ele considerando que, nessa sessão, seu companheiro de equipe, Lando Norris, andou no ritmo das Mercedes e chegou ao Q3.
Outro que não conseguiu passar foi Lance Stroll, que dessa vez largará em 17º, atrás de Sebastian Vettel. O alemão fez uma boa classificação, conseguiu chegar ao Q3, ficando na 10º posição.
Quem não deve ficar satisfeito é outro campeão: Fernando Alonso perdeu a disputa com o companheiro de equipe e ficou no Q2, em 13º. Visivelmente irritado, o espanhol foi monossilábico e se recusou a responder as perguntas da reportagem da TV Bandeirantes. Occon inicia a corrida em 6º.
O GP de Portugal tem largada neste domingo (02), às 11h, com comentários em tempo real no Esporte News Mundo. Siga nossas redes sociais no Twitter, Instagram e Facebook.