Automobilismo

Valtteri Bottas pode ser fator determinante na briga pelo campeonato de construtores

Foto: Divulgação/ Valtteri Bottas

Neste final de semana acontecerá a sétima etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2021. Depois de ter cancelado o Grande Prêmio do Canadá e da Turquia, a categoria máxima do automobilismo chegou à França para mais uma disputa entre Mercedes e Red Bull Racing.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

No campeonato mundial de pilotos, a disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton promete durar até o final do ano. Porém, o que chama a atenção também é o campeonato de construtores. Até o Grande Prêmio de Mônaco, as equipes estavam próximas e Sérgio Perez não conseguia andar próximo do ritmo de corrida de seu companheiro e o mesmo acontecia com Valtteri Bottas, destaque para o terceiro lugar do finlandês no Bahrein, Portugal e na Espanha. 

Mas mesmo assim, as duas últimas etapas não foram nada gentis com o segundo piloto da Mercedes. O finlandês precisou abandonar o Grande Prêmio de Mônaco após uma porca ficar presa durante o seu pit stop e ficou fora da zona de pontuação no Azerbaijão. Enquanto isso, Sérgio Perez parece começar a se acertar com o novo carro e pode determinar uma mudança de postura da equipe de energéticos nos campeonatos.

Com a melhora de rendimento do mexicano, o desempenho do finlandês pode ser essencial para a decisão do campeonato mundial de construtores. A equipe austríaca lidera o torneio de equipes por 26 pontos após o Grande Prêmio do Azerbaijão. Já que neste último GP, os dois carros da Mercedes terminaram fora da zona de pontuação, e Max Verstappen teve um pneu estourado e perdeu uma oportunidade de fazer mais pontos.

Porém, a vitória ficou com o segundo piloto da Red Bull Racing, Sergio Perez, que começou o ano de forma oscilante, no ritmo de classificação ficando abaixo do esperado, mas com o decorrer do campeonato, o seu ritmo de corrida foi melhorando conforme ele está se adaptando a nova equipe. 

Após a saída de Daniel Ricciardo da equipe em 2018, Helmut Marko e Christian Horner tiveram dificuldades de encontrar um segundo piloto que estivesse mais próximo de Max Verstappen, que liderou a equipe e conseguiu algumas vitórias. Pierre Gasly e Alex Albon sucessivamente, estiveram na equipe em 2019 e 2020, mas ficaram muito atrás do holandês e permitiram que a Mercedes com seus dois pilotos vencesse com folgas o campeonato de construtores.

No Grande Prêmio da França, neste final de semana (20), mais um capítulo será escrito da briga entre a atual campeã e a última campeã de construtores antes do domínio da Mercedes na era híbrida. Se o campeonato de pilotos está chamando a atenção, o campeonato de construtores mostra que cada vez mais é preciso um segundo piloto mais próximo do primeiro. Em solo franco podemos ter uma guinada em ambos os campeonatos, a Mercedes pode se recuperar ou a RBR pode aumentar ainda mais a vantagem.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo