Futebol Internacional

Van Basten critica atuação de De Ligt na vitória sobre a Áustria: ‘Não aprendeu’

FOTO: DIVULGAÇÃO / EUROCOPA

Considerado uma das grandes revelações recentes do futebol holandês, o zagueiro Matthijs de Ligt, de 21 anos, fez a sua estreia na Eurocopa na última quinta-feira (17), durante a vitória por 2 a 0 sobre a Áustria, que garantiu a classificação dos holandeses à próxima fase do torneio. Embora o sistema defensivo não tenha sido vazado, Marco Van Basten, um dos mais lendários jogadores da história da Holanda, não poupou De Ligt de críticas.

Em entrevista ao NOS, o ex-jogador destacou que o jovem defensor ainda não aprendeu todas as questões que envolvem sua função, mesmo que seja exaltado no meio do futebol. Para Van Basten, De Ligt se transferiu ao futebol italiano, aonde joga pela Juventus, em busca de evolução na parte defensiva, mas ainda não apresentou tal melhora.

— Eu não acho que é bom que o Stekelenburg (goleiro da Holanda) tenha que bater a bola para a frente tantas vezes. É preciso ter mais visão e controle para sair da parte defensiva tocando a bola, jogando futebol… é assim que se domina um jogo — disse Van Basten, que completou.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

— O De Ligt é um zagueiro que precisa transmitir mais liderança ao time. Ele tem que se fazer ouvir e mostrar sua presença em campo. A função dele no momento é liderar o sistema defensivo. Só que vejo ele apenas correndo atrás do jogador que está com a bola e deixando um espaço livre para o adversário. Ele foi para a Itália aprender a defender, mas creio que não tenha aprendido muito — concluiu Van Basten.

De Ligt voltou ao time titular da Holanda apenas na segunda rodada da Eurocopa, já que estava com uma lesão na coxa que o fez perder a estreia, aonde os holandeses venceram a Ucrânia por 3 a 2. O próximo desafio da Holanda será na próxima segunda-feira (21), diante da Macedônia do Norte, às 13h (de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo