Campeonato Brasileiro - Série B

Vasco enfrenta o Ituano valendo o acesso à Série A em jogo mais importante do clube nos últimos anos

Vasco Ituano
Foto: Daniel Ramalho/Vasco

O Vasco entra em campo neste domingo para o jogo mais importante da história recente do clube. Às 18h30, no Estádio Novelli Júnior, o Cruz-Maltino enfrenta o Ituano em um confronto direto pelo acesso para a Série A. Apenas dois pontos separam os times, que duelam em partida válida pela última rodada da Série B.

Na quarta colocação, com 59 pontos, o Vasco tem a vantagem de jogar por um empate na noite deste domingo. Já o Ituano, quinto colocado, com 57, precisa de uma vitória para ficar com a vaga na Série A. Fora de campo, o Cruz-Maltino vive a expectativa do julgamento, no STJD, sobre a confusão na Ilha do Retiro no empate com o Sport, que pode dar pontos ao clube. A denúncia será analisada na próxima quarta-feira.

+ Elenco completo e funcionários em Itu: Vasco se mobiliza em concentração pelo acesso

Depois de chegar a ficar perto da liderança da Série B no fim do primeiro turno e de ter uma grande vantagem sobre os times fora do G-4, uma série de erros fez o Vasco chegar na última rodada ainda brigando pelo acesso e podendo ficar pelo terceiro ano seguido fora da elite do futebol brasileiro. E o cenário para este domingo, apesar da vantagem do empate, não é dos mais animadores.

O Ituano, rival desta noite, é o melhor time do returno da Série B, com 37 pontos conquistados em 18 jogos, o que representa 68,5% de aproveitamento. Além disso, um dos principais fatores que possibilitou essa aracanda do Galo de Itu foi o desempenho como mandante. O time não perde no Novelli Júnior há quatro meses. A última derrota em casa foi para o Ciricúma, na 16ª rodada.

Por outro lado, o desempenho do Vasco no segundo turno e como visitante preocupam o torcedor. No returno, o Cruz-Maltino tem apenas a 12ª melhor campanha, com 24 pontos conquistados. Já fora de casa, o Gigante da Colina conquistou apenas 4 vitórias em 18 jogos, além de cinco empates e nove derrotas.

Apesar de já ter garantido o investimento da 777 Partners para 2023, a possibilidade de não conseguir o acesso já assusta os torcedores do Vasco e, provavelmente, a própria 777, que agora administra o futebol do cube. De acordo com o “GE”, a empresa planeja investir R$ 190 milhões no futebol em 2023, além de uma parte do aporte que não foi usada neste ano pelo fim da janela. No entanto, uma possível permanência na Série B pode atrapalhar a chegada de alguns reforços mais badalados.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Assim, com o peso de evitar a disputa da sexta Série B na sua história e colocar um obstáculo nos planos da 777 Partners, o Vasco entra em campo neste domingo para o jogo mais importante da temporada e dos últimos anos. O acesso, com a perspectiva do investimento da 777, pode fazer clube subir com outra expectativa de futuro, diferente dos outros acessos. Por tudo isso, a partida no Novelli Júnior vale mais do que por 2022.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo