Vasco

Vasco presta homenagem a Pelé em São Januário

Divulgação/Vasco da Gama

O Vasco prestou homenagem a Pelé, falecido na tarde da última quinta-feira (29), em São Januário. O clube posicionou uma coroa de flores e fotos do Rei do Futebol perto da estátua do Almirante que fica na entrada do estádio. O Cruzmaltino também decretou luto de sete dias.

A cerimônia de homenagem contou com a presença da guarda de honra do Vasco, dirigentes e os jogadores da base GB, Estrella e Lyncon, que também tiraram fotos. Os remadores presentes carregaram seus remos para o alto e prestaram um minuto de silêncio.

Durante a cerimônia, o vice-presidente Carlos Roberto Osório falou sobre a relação do jogador com o clube. “O Vasco da Gama se une a todos os clubes do Brasil e a todos os amantes de futebol do mundo em homenagens ao Rei do Futebol. Temos muito orgulho de ter tido Pelé como nosso jogador em 1957 em um torneio no Maracanã. Com 16 anos, ele jogou com a camisa do Vasco em um combinado Vasco e Santos e disputou quatro partidas. Foi a estreia do Pelé no maior palco do futebol mundial, com cinco gols em quatro jogos. Ali, o técnico da Seleção decidiu convocá-lo pela primeira vez e, no ano seguinte, ele foi campeão do mundo.”

“O Pelé representa a essência dos valores vascaínos, a luta contra o racismo e a busca por oportunidades. Mais que nenhum outro brasileiro, Pelé levou o nome do Brasil e do futebol para todos os rincões do mundo. Fazemos essa homenagem singela, mas muito sentida nessa despedida do Edson, porque a lenda do Pelé viverá para sempre.”, completou o dirigente.

Em 2021, Pelé foi presenteado pelo clube com camisas do Vasco, um quadro com fotos do jogador usando a camisa cruzmaltina e um título de sócio honorário do clube.

Apesar de ter jogado sua carreira quase inteira no Santos, Pelé teve uma íntima relação com o Vasco. Afirmou diversas vezes ser torcedor do clube desde criança e disputou quatro partidas com a camisa do clube. Por fim, marcou seu milésimo gol contra a equipe carioca, em 1969, no Maracanã.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo