Vasco e Botafogo se enfrentam nesta segunda-feira (6), em São Januário, às 19 horas (horário de Brasília) em confronto válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, dada o nome de “Clássico da Amizade”, terá uma perspectiva diferente para cada equipe. O Vasco da Gama ainda luta para escapar do Z-4, e o Botafogo, que era líder isolado por até 12 pontos anteriormente, está empatado com 59 pontos com o segundo colocado, Palmeiras, mas ainda tem dois jogos a menos. Contudo, mesmo em situações adversas, ambos devem lutar até o final para conquistar a vitória, devido a necessidade dos três pontos para completar seus objetivos pessoais.
+ ‘God of Zaga’: aos poucos, Maicon conquista espaço no time titular do Vasco
+ Botafogo não terá Adryelson e Cuesta juntos pela primeira vez no Brasileirão
O Vasco, que venceu o Cuiabá na última quinta-feira (2) por 2 a 0 com o time desfalcado, luta para conseguir fugir do rebaixamento e precisa da vitória para se manter vivo, tendo três pontos a menos dos três colocados acima. Já o líder Botafogo, que perdeu para o Palmeiras por 4 a 3 em jogo considerado o confronto do campeonato, onde o alvinegro chegou a liderar a partida por 3 a 0 no intervalo, luta para não perder a liderança que antes era mais tranquila matematicamente.
O Vasco terá a volta do atacante Vegetti, que cumpriu sua suspensão contra o Cuiabá, devido cartão vermelho aplicado contra o Goiás, no domingo passado (29). Já o Botafogo, terá que contar com três desfalques para o clássico. Os jogadores Adryelson, Marlon Freitas e Cuesta estão cumprindo suspensão e não irão jogar contra o Vasco. O zagueiro Adryelson, foi expulso em partida contra o Palmeiras na última rodada, enquanto Marlon e Cuesta receberam o terceiro amarelo.
RETROSPECTO
O confronto do clássico é favorável ao Vasco da Gama. Em um total de 316 jogos disputados entre as equipes pelo “Clássico da Amizade”, o Vasco venceu 133 confrontos, empatou 95 vezes e perdeu 88 jogos. A equipe Cruz-maltina marcou 456 gols, contra 398 pelo Botafogo. Entretanto, nos últimos cinco jogos, é perceptível a vantagem da equipe botafoguense. Foram quatro vitórias e uma derrota para o Vasco.
FICHA DO JOGO
Local: São Januário- RJ
Data: 06/11/2023
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Var: Wagner Reway (PB)
Onde assistir: TV Globo, Premiere e no TEMPO REAL DO ESPORTE NEWS MUNDO
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
VASCO
Vasco Léo Jardim; Bambu, Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel; Serginho (Paulinho), Payet, Praxedes, Gabriel Pec; Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
BOTAFOGO
Lucas Perri, Di Plácido, Philipe Sampaio, Bastos e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares. Técnico: Lúcio Flávio
+ Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook
PALPITES
Daniel Fernandes, setorista do Botafogo:
“Será uma partida decisiva para as duas equipes, em posições distintas na tabela. Com uma derrota dolorida para o Palmeiras, o Botafogo não vence há três rodadas e precisa do triunfo, mas terá um adversário duro em um verdadeiro caldeirão.”
Palpite: Vasco 1 x 1 Botafogo
Guilherme Mendonça, setorista do Vasco:
“Um clássico é sempre imprevisível, os dois times precisam da vitória mas acho que pela necessidade de fugir do rebaixamento o Vasco vai entrar mais motivado.”
Palpite: Vasco 1 x 0 Botafogo
Gustavo Balassiano, setorista do Botafogo:
“Partida complicadíssima para o Botafogo. Enfrenta um Vasco animado após vitória na última rodada e que terá o apoio incondicional dos vascaínos em São Januário para somar pontos. Acredito em uma vitória magra para os Cruz-maltinos.”
Palpite: Vasco 1 x 0 Botafogo
Gabriel Salotti, setorista do Vasco:
“O Vasco venceu o seu último jogo contra o Cuiabá. Ainda assim, a equipe precisa conquistar pontos na luta contra o rebaixamento. O próximo desafio será ante o Botafogo, líder do campeonato e que tem uma derrota de virada para o Palmeiras engasgada. Acredito que as qualidades e o entrosamento das peças farão diferença para equilibrar a partida. Aposto em um empate.”
Palpite: Vasco 1 x 1 Botafogo