A ATP Cup está confirmada e será disputada do dia 1 a 5 de fevereiro. Devido ao novo Coronavírus a edição de 2021 terá algumas mudanças, mas segue na mesma sede, ou seja, a Austrália. Inclusive a competição servirá de preparação para o Australian Open.
Lista das seleções classificadas para a ATP Cup:
Sérvia
Espanha
Áustria
Rússia
Grécia
Alemanha
Argentina
Itália
Japão
França
Canadá
Austrália
O certame teve uma baixa no último momento. Roger Federer desistiu dos primeiros torneios do ano, consequentemente, a Suíça não participará neste ano.
As nações serão divididas em quatro grupos, sendo que os quatro melhores garantem o passaporte para as semifinais da ATP Cup. São dois jogos de simples e um de duplas.
Os duelos individuais são disputados em melhor de 3 sets e com tie-break. Em contrapartida, as duplas não tem vantagem e o set decisivo é um match-tiebreak.
As partidas tem um cronograma pré-definido. O primeiro jogo de simples será entre os segundos melhores tenistas dos países envolvidos; a segunda peleja abrange o tenista número 1 de cada nação e as duplas encerram o confronto, mesmo com o embate já decretado. A escolha dos jogadores para as duplas é dever do capitão. Além disso, os rankings precisam ser respeitados. Como assim? O número 1 de um país não pode duelar com o número 2 da outra nação.
Na primeira edição da ATP Cup foram 24 países participantes, mas em 2021 serão apenas 12. Essa mudança é consequência do novo Coronavírus. A pandemia está alterando as disputas esportivas globalmente.
LEIA MAIS
Veja como foi o ano dos primeiros colocados do ranking da ATP
Veja como foi o ano das primeiras colocadas do ranking da WTA